Liverpool-FC Porto 2-0, sorte, um penalti e vermelho a Salah por mostrar


Liverpool-FC Porto 2-0, os dragões perdem em Anfield Road, num jogo que ficou um penalti por marcar e um vermelho a Salah por mostrar por falta dura sobre Danilo…

O FC Porto defrontou esta terça-feira o Liverpool (2-1), em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, marcado para Anfield Road. A segunda mão é em 17 de abril, no estádio do Dragão, no Porto.

  • Antevisão

    Na liderança partilhada do campeonato e com a presença na final da Taça de Portugal assegurada, o FC Porto defronta o Liverpool esta terça-feira, a partir das 20h00, no Estádio de Anfield, em partida relativa à 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

    A lição do FC Porto está estudada, e o treinador dos dragões confia num bom resultado em Anfield Road, à semelhança de Danilo. Os azuis e brancos procuram a primeira vitória na 20.ª deslocação ao terreno de clubes ingleses.

    Há muito que esgotaram os bilhetes que os ingleses enviaram para o Dragão. Ao que tudo indica, vão estar presentes nas bancadas de Anfield cerca de três mil adeptos portistas, sendo que nem todos vão viajar a partir do Porto. Um apoio idêntico ao registado no ano passado.

    O momento:

    O FC Porto parte para o duplo confronto com o Liverpool apoiado numa série de seis jogos sem perder (cinco triunfos e um empate), tendo no último fim de semana batido o Boavista (2-0) no Dragão, o que permitiu à formação de Sérgio Conceição permanecer na liderança do campeonato juntamente com o Benfica. Antes de concentrarem atenções na frente europeia, os azuis e brancos já asseguraram a 30ª presença na final da Taça de Portugal com um agregado de 4-1 na eliminatória das meias-finais diante do Sporting de Braga. O Liverpool, líder do campeonato inglês, está há quase três meses invicto, contabilizando nove vitórias e cinco empates nas últimas catorze partidas realizadas, incluindo a convincente vitória por 3-1 em Munique frente ao Bayern na 2.ª mão dos oitavos da Liga dos Campeões e o triunfo pelos mesmos números em Southampton na passada ronda da Premier League (33.ª).

    Convocados do FC Porto:

    Casillas, Vaná e Diogo Costa, Maxi, Éder Militão, Diogo Leite, Bruno Costa, Hernâni, Brahimi, Óliver Torres, Marega, Alex Telles, Herrera, Corona, Adrián López, André Pereira, Danilo, Otávio, Felipe, Soares, Pepe, Fernando Andrade e Diogo Queirós.

    Convocados do Liverpool:

    Informação indisponível no momento…

    Histórico

    Até hoje, FC Porto e Liverpool já se cruzaram por seis vezes em desafios para duas competições diferentes sem que os Dragões tenham conseguido vencer qualquer um deles. Os dois primeiros duelos aconteceram em março de 2001 nos quartos de final da então designada Taça UEFA, com o empate sem golos registado na 1.ª mão no Dragão a ser seguido de uma vitória por 2-0 da equipa inglesa em Anfield. Os restantes quatro embates foram disputados na principal prova de clubes da UEFA: dois deles vêm da fase de grupos da temporada 2007/2008 – empate a 1 no Dragão e vitória por 4-1 dos Reds em Anfield – sendo que os últimos dois contaram para os oitavos de final da edição transata, tendo o FC Porto perdido por 5-0 na primeira mão no Dragão e empatado a zero em Inglaterra.

    Juízes da partida

    O Comité de Arbitragem da UEFA designou o espanhol António Mateu Lahoz para arbitrar o Liverpool-FC Porto. O árbitro de 42 anos, internacional desde 2011 e integrante da divisão de Elite da arbitragem europeia desde o final de 2014, terá como assistentes os compatriotas Pau Cebrían Devís e Roberto del Palomar, sendo o romeno Ovidiu Hategan (igualmente pertencente ao primeiro escalão da arbitragem europeia) o quarto árbitro. Haverá ainda mais dois espanhóis na equipa de arbitragem. As funções de videoárbitro serão desempenhadas por Jesús Gil Manzano (também um árbitro da categoria de Elite), que contará com o auxílio de José María Sánchez.

  • Jogo ao minuto

    • Onzes iniciais:
      FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Militão e Alex Telles; Corona, Danilo, Óliver e Otávio; Marega e Soares.
      Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Milner; Fabinho, Henderson e Naby Keita; Salah, Firmino e Mané.
    • Suplentes:
      FC Porto: Vaná, Diogo Leite, Bruno Costa, Brahimi, Hernâni, André Pereira e Fernando Andrade.
      Liverpool: Mignolet; Wijnaldum, Gomez, Sturridge, Shaqiri, Origi e Matip.
    • INICIO DA PARTIDA
    • 02′ Marega a rematar de primeira… para fora.
    • 05′ GOLO! 1-0 – Keita.

    • 09′ Soares é apanhado em fora de jogo.
    • 17′ Marega desmarca Soares com um toque de calcanhar. O brasileiro entra na área pela esquerda e tenta devolver ao maliano, mas bola sai.
    • 17′ Amarelo – Soares.
    • 17′ Otávio desmarca bem Soares na esquerda. O cruzamento do atacante, porém, é afastado por Milner.
    • 22′ Que oportunidade de Salah! Otávio calcula mal um atraso e coloca a bola em Salah.
    • 26′ GOLO! 2-0 – Firmino.

    • 30′ Grande oportunidade de Marega! O maliano avançou para a área, rematou cruzado e Alisson defendeu com o pé.
    • 31′ Alisson, na tentativa de impedir um pontapé de canto, soca a bola contra o braço de Alexander-Arnold. Mateu Lahoz ouviu o VAR e assinalou apenas pontapé de canto.

    • 34′ Milner lança pela direita Helderson, que mete a bola na área e Firmino remata por cima da baliza.
    • 42′ Otávio rouba uma bola a meio-campo, tenta lançar Soares em velocidade, mas Van Dijk antecipa-se.
    • 45′ Um minuto de tempo extra.
    • FIM DA 1ª PARTE
    • 48′ Golo anulado ao Liverpool. Mané a finalizar em posição irregular.
    • 51′ Otávio fura na área pela direita, mas a jogada acaba na linha de fundo.
    • 55′ Passe largo de Felipe que encontra Corona. O mexicano coloca de imediato na área, mas não havia ninguem para receber.
    • 61′ Amarelo – Felipe.
    • 62′ Sai Soares entra Yacine Brahimi.
    • 69′ Otávio lança em velocidade Marega. O maliano entra na área, mas o remate rasteiro sai para uma defesa a dois tempos de Alisson.
    • 73′ Sai Mané entra Origi.
    • 73′ Amarelo – Felipe.
    • 81′ Sai Firmino, entra Sturridge.
    • 83′ Salah tem uma entrada perigosa sobre Danilo, fica ação disciplinar por mostrar.

    • 90′ Três minutos de tempo extra.
    • FIM DA PARTIDA

  • Crónica

    O FC Porto perdeu por 2-0 com o Liverpool, em Inglaterra, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Os golos de Keita (5m) e de Firmino (26m) valem a vantagem à equipa de Jurgen Klopp no primeiro embate, mas não derrubam um FC Porto que se mantém na luta por um lugar nas meias-finais da Liga dos Campeões.

    Os dragões saíram derrotados de Anfield Road, mas não se pode dizer que tenham entrado mal no jogo, faltou sobretudo marcar em Anfield, ainda que a superioridade dos reds seja incontestável. Num jogo que ficou um penalti por marcar a favor dos dragões e um vermelho a Salah por mostrar por falta dura sobre Danilo.

    O finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões marcou na primeira aproximação à baliza de Casillas, por Keita (5m) e o 2-0 surgiu com franca naturalidade por Firmino (26′). Tudo fácil até então, e certamente que a vantagem inglesa ao fim de vinte e seis minutos lembrou a muitos a goleada da época passada. No entanto, os campeões nacionais mostraram que aprenderam com o erro do passado. No segundo tempo, o FC Porto tentou pausar o jogo e sair com maior critério, conseguiram ter mais bola e, mais importante que tudo, criaram oportunidades, não fosse um segundo tempo também ele desinspirado de Marega, que esteve bem na procura da oportunidade… mas mal na altura da concretização.

    O FC Porto parte com dois golos de desvantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas não KO. Daqui a oito dias, no Dragão, a historia poderá ser outra.

    Anfield Stadium – Liverpool-FC Porto, 2-0


    FC Porto: Casillas; Maxi (Fernando Andrade, 77m), Felipe, Militão e Alex Telles; Corona, Danilo, Óliver (Bruno Costa, 73m) e Otávio; Marega e Soares (Brahimi, 62m).
    Suplentes: Vaná, Diogo Leite, Bruno Costa, Brahimi, Hernâni, André Pereira e Fernando Andrade.
    Treinador: Sérgio Conceição


    Veja os melhores momentos

    Video indisponível no momento, por favor, tente mais tarde…
    Ou veja os golos no item Jogo ao minuto
Os dragões parte com dois golos de desvantagem para a segunda mão, mas não KO. A segunda mão é em 17 de abril, no estádio do Dragão, no Porto.

Notícias Populares