O FC Porto volta a entrar em campo esta quinta-feira, para mais um jogo da fase de grupos da Liga Europa, desta feita frente ao Rangers, o pontapé de saída está marcado para as 17h55…
O FC Porto regressa às competições europeias esta quinta-feira (17h55) com a receção ao Rangers, em encontro a contar para a terceira jornada do Grupo G da Liga Europa. É com todas as equipas do Grupo G da Liga Europa empatadas com três pontos que o FC Porto recebe esta quinta-feira o Rangers, da Escócia.
Considerada como uma dos favoritas à conquista do troféu, a equipa azul e branca não rejeita esse rótulo e, por isso, é necessário vencer este encontro no Dragão para não comprometer as aspirações na competição, uma vez que já averbou uma derrota na Holanda diante do Feyenoord.
Porém, a história diz-nos que o Rangers leva vantagem no que ao confronto direto diz respeito. Uma vitória para o lado portista e dois triunfos para o lado escocês, e um empate. Quatro jogos do passado, mas o passado já lá vai, até porque o último encontro entre as duas equipas foi na época 2005/06.
Discurso dos treinadores antes da partida da Liga Europa
Tal como o FC Porto, o Rangers estreou-se no Grupo G com um triunfo em casa, mas foi derrotado na segunda jornada: 2-1 em Berna, contra o Young Boys, com o segundo golo dos suíços a ser apontado já em período de descontos. E, tal como Sérgio Conceição, Steven Gerrard também não gostou da atitude da sua equipa na partida anterior da Liga Europa.
Sérgio Conceição:
Mudanças em relação ao jogo com o Feyenoord: Nem tudo foi mau. Houve muita coisa má, mas nem tudo. Para mim, o mais importante é o estado de espírito com que os jogadores encaram o jogo, mas têm também que meter, nalguns momentos, o que meteu na Holanda, que é qualidade individual. Tivemos situações de momentos muito interessantes. Mas as equipas não vivem só dos momentos em que o jogador tem a bola. Nisso, temos que ser muito mais equipa do que fomos na Holanda.
Pressão alta do Rangers: São momentos importantes no jogo, porque o Rangers é uma equipa de um país em que o futebol é aguerrido e de alguma agressividade. Jogar de uma forma mais direta pode ser, mas com critério, e nós temos critério no que fazemos em termos ofensivos. O Rangers também o tem, porque está talhado para isso. Vimos alguns jogos em que houve mais espaços, e o Rangers sabe jogar. Estamos preparados para os diferentes cenários. Temos que pensar, principalmente, no que somos e no que queremos fazer.
Steven Gerrard:
Favoritos no grupo: São quatro equipas fantásticas, com reputação europeia, e sempre previ que o FC Porto fosse o mais forte, o favorito, e com maior pressão. Mas no futebol tudo pode acontecer. Neste grupo todas as equipas estão muito niveladas. Qualquer uma pode ganhar o grupo, depende de quem será mais consistente.
Jogo do Rangers: Estou à espera que a minha equipa entre forte e ultrapasse os problemas que o FC Porto nos irá causar. Se jogarmos bem, no nosso máximo, e tivermos uma boa prestação individual, podemos ter um bom resultado.
Deslize da ronda anterior: Neste nível, é muito importante manter o foco. Se perdemos a concentração o castigo acaba por aparecer. Penso que os jogadores apreenderam a lição desse último jogo.
Nikola Dabanovic é o árbitro do FC Porto-Rangers
Num grupo em que todas as equipas têm três pontos, o Comité de Arbitragem da UEFA designou Nikola Dabanovic (Montenegro) para arbitrar o FC Porto-Rangers. O árbitro de 37 anos terá como assistentes os compatriotas Milutin Djukic e Vladan Todorovic, sendo Milos Boskovic, igualmente montenegrino, o quarto árbitro.
Onze provável do FC Porto
Marchesín; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Otávio, Uribe, Danilo e Luis Díaz; Marega e Zé Luís.
+ info: O FC Porto-Rangers, da terceira jornada do grupo G da Liga Europa disputa-se esta quinta-feira (17h55), no Estádio do Dragão. Confira o calendário e os resultados de todos os jogos da Liga Europa.