Liga dos Campeões: “grupo perigoso… o prestígio vê-se no campo”


Esta segunda-feira, Sérgio Conceição e Iker Casillas fizeram a antevisão ao duelo da Liga dos Campeões com o Schalke, marcado para amanhã, terça-feira, referente à primeira jornada da fase de gruposs…

Numa antevisão que teve muitas perguntas sobre o guardião espanhol, o ex-Real Madrid acabou por defender que os azuis e brancos são um pouco mais favoritos para vencer o encontro porque já venceram a Champions. Já o técnico azul e branco deixou elogios ao adversário e acredita que o jogo na Alemanha será intenso e muito disputado.

Questões para Iker Casillas:

Mais um jogo na Champions: Quando jogas futebol durante tanto tempo não te apercebes dos números. Mas o mais importante é poder vir até à Alemanha e ganhar três pontos. Temos a oportunidade de jogar bem e orgulhar o nosso futebol.

Elogios do guarda-redes do Schalke: O tempo passa muito depressa, parece que foi ontem que me estreei e agora estou aqui. Tenho de agradecer as palavras dele. São momentos e experiências que nos marcam. Estou muito contente por tudo o que já passei e temos sempre por lutar para atingir os nossos objetivos.

FC Porto favorito? Tem sempre favoritismo porque já conquistou a Liga dos Campeões. Por esse motivo, por ser considerado mais favorito. Mas o prestígio vê-se no campo, é lá que mostramos a nossa qualidade.

Tendo em conta o grupo, esta pode ser a época do FC Porto na Champions? Isso não posso saber. Tentamos sempre fazer as coisas bem. O nosso sonho é conquistar a Liga dos Campeões e é por isso que cá estamos. Temos a nossa ambição como equipa.

Questões para Sérgio Conceição:

FC Porto é favorito no duelo? Acho que o Iker respondeu de uma forma correcta a essa mesma questão. Historicamente, somos o clube mais titulado deste grupo. Mas isso, por si só, não diz nada. O Schalke está inserido num registo competitivo muito alto, talvez esteja no campeonato mais competitivo do mundo. O grupo é muito equilibrado.

Onde estava em 2004 e se é possível que o FC Porto chegue tão longe? Estava na bancada, porque tinha jogado pela Lazio nos primeiros seis meses e não podia participar na Liga dos Campeões. Mas isso faz parte do passado. Agora, olhamos para o jogo de amanhã.

A equipa do Schalke: Mesmo durante os jogos, o treinador muda um pouco o esquema. Acho que a dinâmica é quase sempre a mesma, com dois homens fortes na frente de ataque. Apostam muito no jogo direto. Têm muita largura de jogo. É uma equipa muito interessante. Estamos preparados para os pontos fortes da equipa deles. Também conhecemos duas ou três fragilidades da equipa. Este é um grupo perigoso.

Pondera mudar um pouco a dinâmica da equipa? Seria interessante responder, mas não posso dar a estratégia para amanhã. Poderá ser ou não. Vamos ver.