O tratamento de autismo em crianças no Reino Unido tem um novo ajudante, um robot humanoide que é capaz de responder autonomamente de forma a encorajar/desencorajar comportamentos…
O tratamento de autismo em crianças no Reino Unido tem um novo ajudante, um robot chamado Kaspar que ajuda a encorajar comportamentos socialmente aceitáveis e a desencorajar interações condenáveis.
Como conta o Mirror, o Kaspar tem uma forma humana e está equipado com sensores em várias partes do corpo, sensores estes que reagem às interações com crianças autistas e criam respostas de forma autónoma. Por exemplo, se a criança fizer cócegas ao Kaspar, este robot é capaz de rir mas, se por outro lado a interação for agressiva, este vai dizer que está magoado.
“O Kaspar tem ajudado muitas crianças com autismo ao longo da última década. Queremos transformar o nosso protótipo num robot avançado, robusto e comercialmente viável que esteja disponível para qualquer criança do mundo”, declarou o professor de Inteligência Artificial da Universidade de Herfordshire, Kerstin Dautenhahn.