Justiça belga suspende Fair Play Financeiro da UEFA


Fair Play Financeiro da UEFA suspenso por tribunal belga. Decisão de limitar clubes a um défice de 30 milhões posta em causa, pelo que ficará em vigor o antigo montante. UEFA já anunciou que vai recorrer da decisão…

O Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas ordenou, esta terça-feira, a suspensão provisória da segunda fase do fair-play financeiro, aceitando assim o recurso apresentado do advogado Jea Louis-Dupont relativamente à segunda fase do ‘Fair Play’ financeiro.

O tribunal concedeu uma suspensão provisória da segunda fase de atuação do Fair Play Financeiro. Esta decisão permite aos clubes terem um défice de 45 milhões de euros em detrimento dos 30 previstos nessa fase. Contudo, a UEFA, poderá impugnar a sentença e aplicar as novas regras enquanto o tribunal não resolver o caso em questão. O apelo da UEFA suspende a decisão do tribunal belga.

A UEFA registou a decisão e manifestou, em comunicado, estranheza que a justiça belga se «declare incompetente para tratar dos méritos do caso» e recorra a uma instância judicial comunitária, mas, ao mesmo tempo, imponha uma medida de suspensão provisória. A UEFA permanece plenamente confiante que o fair-play financeiro é inteiramente compatível com a legislação europeia e que o Tribunal de Justiça Europeu o vai confirmar».