Julen Lopetegui fino e lambóm


Julen Lopetegui e companhia, iniciaram a segunda fase da pré-temporada com uma derrota diante do Borussia Mönchengladbach, terceiro classificado da última edição da Bundesliga, numa partida em que os erros individuais penalizaram a formação azul e branca…

Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, em declarações após a derrota frente ao Borussia Monchengladbach (2-1), em encontro particular realizado na Alemanha disse:

«Senti que jogámos contra uma equipa com muito mais ritmo, são jogos muito exigentes. O jogo foi muito equilibrado, eles estavam melhores fisicamente e em dois erros nossos eles aproveitaram. Depois a equipa teve muita personalidade, controlámos a bola, jogámos bem, reduzimos, tivemos oportunidades. Estamos a trabalhar bem. Sabíamos o tipo de rival que tínhamos, muito fortes com mais ritmo que nós. É uma dificuldade que faz com que elevemos o nosso patamar. Temos que continuar a crescer e a trabalhar»

Continua à espera de um ponta-de-lança?
«Nós trabalhamos com os jogadores que temos, estamos somente focados em trabalhar o que temos. Obviamente que o mercado está aberto e sabemos o que precisamos»

FC Porto parte em vantagem por ter mantido o treinador?
«No arranque todos começam com zero pontos, creio»

Sobre as perguntas lançadas, Julen Lopetegui respondeu e bem. O espanhol, sabe bem o que precisa, por exemplo, ele não quer perder o lateral-esquerdo, Alex Sandro neste defeso e uma das formas de o convencer a ficar é esta promoção ao grupo restrito de capitães. Alex Sandro começou, portanto, a usar a braçadeira quando Maicon não estava em campo. Também sabe (nós também), que os Dragões estão no mercado procurando um ponta de lança…

Quanto ao ter vantagem, eu pergunto que vantagem? Se ele perdeu 5 jogadores influentes na equipa principal…

Estes jornalista da treta já começam a lançar o seu veneno para desestabilizar, e pior, muitos adeptos (treinadores de bancada) seguem o mesmo caminho…

Dai o meu titulo, «Julen Lopetegui fino e lambóm», isto porque, Julen Lopetegui já conhece melhor o futebol português e o clube, sabe que não pode falhar na próxima temporada, dai o ter que estar «fino». Mas não pode ter medo seguir as suas ideias e de testar agora na pré-época os jogadores que tem, mesmos perdendo o risco de perder os jogos, então ele deve ser «lambóm» para querer fazer mais e melhor que na época passada… Se ele não o fizer, por medo de errar, então sim, ele deve sair…

O FC Porto, mesmo depois de deixar sair algumas peças influentes, soube reforçar-se, com a chegada de mais um ou dois jogadores, vai ter plantel capaz de fazer frente as dificuldades que advinham. Eu como adepto só tenho que apoiar as opções do clube e deixar a equipa fazer o seu trabalho. No final cá estarem para dar os parabéns e comemorar, ou criticar…

É assim que tem de ser, pois para desestabilizar e criticar por tudo e por nada, já temos os jornalistas e comentadores da treta… quer dizer da moda… para o fazerem!

Leia também Borussia-FC Porto (2-1).