Jornalista Patrícia Carvalho apresenta livro sobre aparições de Fátima


Novo livro da jornalista Patrícia Carvalho, “Fátima – Milagre ou construção?” – um trabalho que resulta de uma investigação ao fenómeno das aparições e que pretende que o leitor retire as suas conclusões, segundo a autora…

A obra, da Ideias de Ler, do grupo Porto Editora, e que vai ser lançada no domingo, na FNAC do NorteShopping, em Mastosinhos, surgiu de um convite da editora à jornalista, de 41 anos.

“Confesso que não era um tema sobre o qual me imaginasse a escrever. Ainda assim (ou por isso mesmo) foi uma obra que me deu muito gozo escrever, até por toda a informação que me permitiu descobrir”, afirmou, em declarações à Lusa, Patrícia Carvalho.

Jornalista há 20 anos, Patrícia Carvalho escreveu este livro com base numa numa investigação que fez e que a levou a consultar diversos documentos da época (1917), que “analisam as versões da Igreja, mas também hipóteses nunca comprovadas que foram levantadas pelos jornais da República que à data gritavam ‘farsa'”, indica a Porto Editora, em comunicado.

“O conteúdo, sendo eu jornalista, é, como não podia deixar de ser, muito factual. O que procurei fazer foi contar a história do que aconteceu, com recurso aos documentos disponíveis, cartas, notícias, documentos oficiais, os interrogatórios às crianças, outros livros escritos ao longo dos anos sobre o assunto”, disse.

Patrícia Carvalho salientou, porém, que as conclusões sobre a veracidade, ou não, das aparições, cujo centenário é assinalado este ano, devem ser retiradas pelos leitores, tendo sido seu objetivo “expor a informação que existe disponível, para que cada um possa decidir por si o que acha que aconteceu em 1917 e nos anos que se seguiram”.

“Ainda assim, há coisas que são evidentes (ou factuais): não existe nenhum documento que permita confirmar ou desmentir o momento das aparições. Existe apenas o que as crianças disseram. A partir daí, há várias coisas claramente construídas”, sublinhou.

A autora referiu, a título de exemplo, saber-se que “o bispo de Leiria ordenou que fossem comprados os terrenos para construção do santuário ainda antes de a própria Igreja investigar a veracidade das aparições”.

Esta é a 2.ª obra de Patrícia Carvalho, nascida no Porto e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Por ocasião do centenário das aparições, o papa Francisco vai estar em Fátima, no distrito de Leiria, de 12 a 13 de maio. Francisco será o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI – nos 50 anos das aparições -, João Paulo II (12-15 de maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).