Jardins do Palácio de Cristal


Os Jardins Românticos do Palácio de Cristal, ocupam uma área de 8 hectares no centro do Porto e foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David, no contexto da construção do próprio edifício do Palácio de Cristal…

Estes magníficos jardins conservam ainda do projeto original, o Jardim Émille David na entrada principal, a Avenida das Tílias, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro. Pode ainda contemplar as magníficas panorâmicas sobre o rio e sobre a cidade, devido aos miradouros que deste sítio fazem parte.

O Jardim Emílio David possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkgos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano. Na Avenida das Tílias, encontramos a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica e ao fundo desta avenida que encontramos a capela que a princesa de Montléart mandou erguer em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.

De referir que estes jardins tirando partido do património botânico e da dinâmica lúdico-cultural, acolhe um Centro de Educação Ambiental. É sem dúvida, um local a visitar no Porto!

Infraestruturas Disponíveis: WC públicos; Cafetaria/Restaurantes; Campos desportivos: Futebol e Basquetebol; Parque Infantil; Biblioteca e Centro de Educação Ambiental (CEA) e Museu Romântico.

Jardins do Palácio de Cristal

Endereço: Jardins do Palácio de Cristal, 4050-378 Porto, Portugal
Email: parquesurbanos@cm-porto.pt
Tel.: +351 225 320 080 | Fax: +351 225 320 086
Latitude: 41.14834 | Longitude: -8.625638
Horários: 1 abr/30 set – 8:00/21:00 | 1 out/31 mar 8:00/19:00



Lugares Populares