Jardim Botânico do Porto distinguido pelas suas 750 espécies de camélias


O Jardim Botânico do Porto distinguido pelas suas 750 espécies de camélias, um reconhecimento internacional de um símbolo de excelência, que entra agora no circuito de turismo de jardins…

As 750 espécies de camélias atualmente presentes no Jardim Botânico do Porto valeram-lhe o prémio “International Garden of Excellence”, atribuído pela International Camellia Society. É um ativo que poucos jardins no mundo conseguem apresentar e a condecoração aconteceu na passada segunda-feira.

Jardim Botânico do Porto

A distinção chegou no início desta semana e surge na sequência de uma candidatura apresentada pela direção do Jardim Botânico da Universidade do Porto, em conjunto com a Associação Portuguesa de Camélias.

A proposta foi avaliada por júri internacional, com cerca de 28 nacionalidades representadas, que, apesar do ecletismo, decidiu por unanimidade entregar o prémio ao Jardim Botânico do Porto, na Rua do Campo Alegre.

“É o reconhecimento internacional de um símbolo de excelência, que entra agora no circuito de turismo de jardins”, explica Eduarda Paz, bióloga e presidente da Associação Portuguesa de Camélias (APC), referindo ao JN que o concurso exige que os jardins tenham 200 espécies diferentes de camélias, no mínimo.

Estando algumas destas espécies ameaçadas, “plantá-las é uma forma de promover a biodiversidade e prevenir a sua extinção”, sustenta a responsável.

Recorde-se que, no ano passado, o Jardim Botânico do Porto obteve, em conjunto com o Parque da Cidade e com o Jardim do Passeio Alegre, o galardão “Green Flag”, título que reconhece a adoção dos mais elevados padrões de exigência na gestão e manutenção destes espaços verdes. Em Portugal foram os três primeiros parques e jardins a obter esta “bandeira verde”, todos localizados no Porto.

+ info: O Jardim Botânico do Porto é Uma pérola da cidade do Porto, um lugar único no mundo, e que ainda hoje é desconhecido da maioria dos portuenses. . É um espaço aberto, muito amplo e com entrada livre, um bom passeio para os pais levarem as crianças.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!

Notícias Populares