O IPO-Porto foi distinguido com o prémio CIO 2015, uma distinção que está na origem do desenvolvimento do Integration Router and Audit (IRA), um projeto inovador de análise de informação. Atribuído pela International Data Corporation (IDC), durante a conferência IDC CIO Summit Portugal 2015, realizada em Lisboa, a candidatura ao prémio CIO 2015 contou com 200 candidatos, sendo o IPO-Porto um dos 10 premiados.
Em comunicado, o IPO-Porto refere que “esta ferramenta faz a captura de dados em tempo real, informando a gestão de quantas consultas, quantas colheitas, entre outros, estão a decorrer, ao mesmo tempo que identifica possíveis constrangimentos, permitindo assim atuar de imediato”.
A mesma fonte adiantou que o IRA tem como objetivo colocar “os dados que correm nas fibras a trabalhar para a gestão da instituição. Construiu-se uma ferramenta leve e transparente que se posiciona na estrutura e rede informática, evitando assim qualquer impacto na performance dos sistemas de comunicação já presentes”, vincando que “todos os resultados são apresentados num ?dashboard’ que inclui indicadores com o histórico e frequência do tipo de mensagens trocadas entre os sistemas. Além da sua vertente de gestão hospitalar, o IRA é flexível e replicável pois permite integrar com as soluções de monitorização já existentes e desta forma criar um mecanismo de alertas baseado no comportamento dos sistemas integradores presentes na infraestrutura”, acrescenta o IPO-Porto.
Na conferência IDC CIO Summit Portugal 2015 foram apresentados projetos e iniciativas de tecnologias de informação e comunicação que contribuíram para a criação de valor para o negócio das organizações e que têm potencial para o futuro.