A Universidade do Porto inaugura esta quinta-feira no pólo da Asprela o novo Parque da Quinta de Lamas, de três hectares, uma obra que custou mais de 800 mil euros, cofinanciados inteiramente pela Universidade do Porto e pelo Banco Santander Totta, ao abrigo do convénio de cooperação mecenática estabelecido entre a Universidade e aquela entidade bancária.
O novo espaço verde, aberto a toda a população, foi construído entre as faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia (FEP), num terreno que se encontrava maioritariamente abandonado e sem utilização.
O parque ocupa mais de 18 mil metros quadrados de área relvada, tem 700 árvores e arbustos plantados, zonas de desporto informal, percursos pedonais e um troço da ribeira da Asprela, que ali passava entubada e agora corre a céu aberto, com leito e margens naturalizados.
A cerimónia de inauguração, que contará com a presença do reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, após as intervenções, será realizada uma visita guiada aos espaços do parque, onde estarão já a decorrer atividades desportivas e de animação de rua.