A lista de lojas históricas ao abrigo do programa municipal Porto de Tradição está mais extensa, recentemente foram reconhecidas mais quatro lojas históricas…
Continua em crescimento a malha urbana do comércio de tradição no Porto. Recentemente, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade o reconhecimento de mais quatro estabelecimentos da cidade: Casa da Filha da Mãe Preta, Deltrilã, Francisco Costa & Irmão, Lda e Rocha & Leitão, Lda.
As quatro casas comerciais vão agora entrar em consulta pública, conforme o exigido pela normativa legal que rege o programa municipal Porto de Tradição. O reconhecimento é concluído com uma consulta pública de 20 dias, período durante o qual é solicitado o parecer da junta de freguesia onde se localiza o estabelecimento ou entidade a reconhecer.
76 lojas ou entidades históricas ao abrigo do Porto de Tradição
Na mesma reunião, foi aprovado o reconhecimento definitivo do estabelecimento António Sousa & Herdeiros, Lda, após o grupo de trabalho não ter considerado válida a pronúncia apresentada durante o período de consulta pública. Com esta entrada, o programa Porto de Tradição passa a proteger 76 estabelecimentos ou entidades históricas.
Da lista de entidades e estabelecimentos já reconhecidos, constam espaços de vários ramos de atividade como a Livraria Lello, o Café Majestic, Machado Joalheiro, a Confeitaria do Bolhão, a Barbearia Tinoco ou a Escovaria de Belomonte.