Iker Casillas: “Sinto que este clube é a minha casa”


Iker Casillas mostrou-se extremamente satisfeito pela renovação de contrato com o FC Porto e quer acabar a sua carreira como futebolista no clube…

Em conferência de imprensa realizada no relvado do Estádio do Dragão, junto à baliza que costuma ocupar, Iker Casillas salientou o carinho com que tem sido tratado desde que chegou ao clube, no verão de 2015. Também o presidente do FC Porto falou sobre a renovação do guarda-redes espanhol, mas falou ainda dos títulos que o FC Porto persegue esta época.

Um dia especial para o guarda-redes: Hoje é um dia especial, um dia muito importante para mim, porque supõe continuar vinculado a um clube, a uma cidade e a um país que sempre me acarinharam. Sinto que este clube é a minha casa. A partir do momento que esta hipótese foi colocada, não tive dúvidas, porque tenho essa vontade de terminar aqui a minha carreira de futebolista.

Compromisso com o clube e obrigado pela confiança: Os guarda-redes por norma podem chegar mais longe, se se tratarem bem, mas o meu compromisso é com o clube, com o presidente e com os meus companheiros, quero estar a cem por cento para ajudar o clube a conseguir grandes coisas. Tenho de dizer muito obrigado pela confiança, porque não é fácil apostar em alguém com 38 anos. Quero ficar aqui até que acabe a minha carreira como futebolista.

O jogo mais marcante foi no Estádio da Luz: Por exemplo, no ano passado, conseguir a vitória ao minuto 90 que te deixou perto do titulo nacional foi muito emotivo, em Lisboa. Penso que foi o jogo de que mais gostei, pela forma como decorreu.

A dificuldade do primeiro ano: Cheguei aqui com 34 anos e toda a gente pensaria que seria por mais um ou dois. O primeiro ano custou, porque tens de te adaptar a um futebol diferente e a um país diferente, mas depois se o ter conseguido, tenho de destacar a tranquilidade e o carinho. Eu e a minha família fomos bem tratados desde o primeiro momento.

Lutar por três títulos até final da época: A nossa ideia é competir pelos três títulos faltam. Infelizmente não conseguimos vencer a Taça da Liga, agora mesmo temos todo o foco no campeonato e temos também ilusão de chegar à final da Taça de Portugal. Na Liga dos Campeões todos temos expectativas. Tudo pode acontecer.

Manter a ligação ao futebol: Com esta renovação de contrato, irei acabar aqui a carreira, a representar o clube e todos os portistas. Há dois anos, pensava que aos 38 estaria no meu último momento, agora estamos a falar de ficar ligado ao clube até aos 40 anos. No futuro, espero continuar sempre vinculado ao futebol.

A eliminatória com o Liverpool na Liga dos Campeões: Ainda falta algum tempo para a eliminatória com o Liverpool, mas iremos com a ideia de que vamos passar a eliminatória. Tem de ser essa a mentalidade. Aqui não há equipas pequenas ou grandes, nem olhamos para o que aconteceu na época passada. Respeitamos o Liverpool e os outros clubes também têm respeito pelo FC Porto. O mais importante para nós é o campeonato, que queremos vencer novamente, é o objetivo prioritário. Quando chegar a altura da Liga dos Campeões, estou seguro que faremos os possíveis para seguir em frente na eliminatória.

Pinto da Costa, presidente dos dragões, também comentou com enorme orgulho a continuidade de Iker Casillas e acredita que o guardião pode viver um momento especial ainda esta temporada, em Madrid.

Pinto da Costa adivinha outro contrato com Casillas e refere promessa do clube: Para mim todos os títulos são importantes. Para o Iker, acredito que seria especial vencer a Liga dos Campeões em Madrid. Pode parecer impossível, mas também o era em 1987, em 2004, em 2011, em todos os anos em que conquistámos sete títulos internacionais e em que nunca era previsível que isso acontecesse”, afirmou o líder do clube aos jornalistas.