Igreja de S. João Baptista da Foz – Porto


A igreja de S. João Baptista da Foz, no Porto, possui um belíssimo exemplar da arte da talha dourada na cidade. Um incrível trabalho de verdadeiros exemplares de arte sacra que vale a pena visitar…

Escondida na região conhecida por Foz Velha, a Igreja de São João da Foz, de estilo barroco possui uma nave única, um retábulo-mor que é considerado um dos mais belos retábulos joaninos do Porto e retábulos de talha dourada. Um trabalho fantástico realizado sob o comando de dois mestres entalhadores do século XVIII, Manuel da Rocha e Manuel da Costa Andrade. Na sua fachada é possível ver um nicho onde se exibe a imagem de São João Batista.

Com uma fachada muito discreta, esta igreja não atrai a atenção dos turistas e certamente poucos habitantes do Porto com exceção das pessoas ali da Foz, conhecem este incrível exemplar da arte da talha dourada. A necessidade de erguer esta igreja nasce da alteração do normal funcionamento da igreja matriz situada no interior do Forte de São João da Foz, que por sua vez se encontrava em obras. A Paróquia de São João da Foz foi criada em 1216 e conta já com 800 anos de história.

Esta igreja é um marco da Foz do Douro e que vale a pena visitar. Este é um daqueles exemplos de que sair às vezes dos roteiros turísticos mais comuns, faz-nos descobrir estes encantos!

Igreja de S. João Baptista da Foz do Douro – Porto

Endereço: Foz do Douro, 4150 Porto, Portugal
E-mail: paroquiafozdodouro@sapo.pt
Tel: +351 226 180 015
Latitude: 41.14862 | Longitude: -8.6690389
Horário: De ter a dom das 09:00 às 12:00 e das 15:00 às 19:00

Lugares Populares