Heptacampeão de andebol é azul e branco


Pela primeira na história do andebol português, há um heptacampeão nacional. Após uma muitíssimo discutida eliminatória com o Sporting, com dois prolongamentos para se encontrar o vencedor, a equipa de “azul e branco” bateu este sábado o Sporting, por 34-32, no Dragão Caixa, fechando assim a eliminatória com um 3-2.

Com esta vitoria o FC Porto revalidou o título de campeão de Andebol, alcançando o heptacampeonato.

Os dragões já tinham vencido o Sporting em casa (36-33, a.p., e 29-20), bastando-lhes portanto um triunfo em Odivelas para revalidar o título. Contudo, em casa os leões superiorizaram-se (23-22 e 25-24) e forçaram a “negra”, novamente em território portista. A jogar em casa e com um historial de confrontos claramente a seu favor, o FC Porto bateu o Sporting (34-32 após dois prolongamentos) e venceu o título. O jogo, no entanto, foi tudo menos fácil.

A equipa de “azul e branco” foram objectivamente melhor equipa do que os adversários, o Sporting, que de mansinho, conseguiram recuperar um jogo que tinha estado praticamente perdido, uma vez que os leões raramente conseguiam baixar dos quatro golos de desvantagem. O momento do Sporting foi o fim da segunda parte e o início do prolongamento, onde realmente as coisas pareciam poder tornar-se favoráveis aos leões. No entanto, o FC Porto foi superior e deu novamente a volta ao resultado. Os dragões acabam por ser justos campeões, embora os jogadores do Sporting tenham dado tudo.

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Ricardo Moreira (10), Daymaro Salina (5), Gilberto Duarte (4), João Ferraz (4), Nuno Roque (1) e Hugo Santos (4)
Jogaram ainda: Alexis Borges (3), Yoel Morales (1), Michal Kasal (2), Mick Schubert, Babo e Miguel Martins
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 15-12
Final do tempo regulamentar: 25-25
Final do primeiro prolongamento: 30-30
Final do segundo prolongamento: 34-32