Sem competir desde 22 de maio deste ano, altura em que ajudou o FC Porto a vencer o Penafiel, Helton regressa sábado à titularidade, na Póvoa de Varzim, numa prova que lhe diz muito…
O jogo de sábado, na Póvoa de Varzim, vai assinalar o regresso de Helton à titularidade, em jogo a contar para a Taça de Portugal. O guarda-redes, de 37 anos, vai estrear-se na presente temporada, depois de ficar no banco no campeonato e na Liga dos Campeões. Casillas tem sido dono e senhor da baliza do FC Porto, mas sábado Lopetegui vai apostar no guarda-redes brasileiro, que assim regressa à competição quase cinco meses depois do último jogo oficial que realizou. Foi a 22 de maio deste ano que Helton participou no último jogo oficial, na receção ao Penafiel. Esteve os 90 minutos em campo e não sofreu qualquer golo, contribuindo para a vitoria por 2-0. Nessa altura, recorde-se, estava em final de contrato, mas quando a época terminou acertou com Pinto da Costa e Antero Henrique um novo contrato, válido por mais duas temporadas.
Na época passada não acusou a falta de ritmo tendo realizado uma exibição memorável em Braga para a taça da liga
Apesar de ter perdido a titularidade, Helton ajudou à integração de Casillas, facto já elogiado pelo próprio guarda-redes espanhol. Agora, quase cinco meses depois do último jogo oficial, o guardião brasileiro, um dos capitães do FC Porto, prepara-se para ajudar o FC Porto a ir o mais longe possível. Chegar ao Jamor é o objetivo, sempre com a vitoria na final no pensamento. Helton sabe bem o que é ganhar uma Taça de Portugal e os quatro troféus que levantou na tribuna de honra do Estádio Nacional, em 2005/06, 2008/09, 2009/10 e 2010/11 fazem do guarda-redes do FC Porto o jogador em atividade com mais vitorias na prova. Dos jogadores que participam na presente edição da Taça de Portugal, Adrien Silva é o que mais se aproxima, com três troféus, dois com a camisola do Sporting (2OO7/O8 e 2014/15) e um pela Académica (2011/12). Luisão, capitão do Benfica e um dos jogadores mais titulados do futebol português, soma apenas duas Taças de Portugal (2003/O4e2013/14). Já Rui Patrício ajudou o Sporting a vencer a prova em 2007/O8 e 2014/15, sendo-lhe ainda atribuída a vitoria na prova em 2006/07, mas a verdade é que nessa época não alinhou em nenhum jogo na caminhada do Sporting rumo ao Jamor, tendo sido chamado apenas para um jogo do campeonato.
O ataque de Helton a quinta vitoria na Taça de Portugal marca a estreia do guarda-redes na presente temporada, mas o longo afastamento da competição não o assusta. Na temporada passada, por exemplo, apesar do longo período de inatividade, foi a grande figura do FC Porto no jogo em Braga, a contar para a Taça da Liga. Defendeu tudo, apesar de a equipa estar a jogar com nove.