Galatasaray-FC Porto: um jogo com milhões e recorde na mira


O FC Porto encerra fase de grupos no embate frente ao Galatasaray, já com muitos milhões no bolso, Dragão ainda tem pela frente a última ‘vítima’ com mais milhões e recorde na mira…

Depois da goleada caseira com o Portimonense, para o campeonato nacional, na última sexta-feira, os dragões viajam até à Turquia para encerrar a fase de grupos da Liga Milionária. Já com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões assegurado, e até com o primeiro lugar que garante ao campeão português ser cabeça de série no sorteio, mas ainda está muito em jogo para a equipa de Sérgio Conceição.

Juntamente com o sucesso desportivo, também a vertente financeira está a ser um êxito para o FC Porto nesta edição da Liga dos Campeões, uma vez que os dragões já tem garantido o encaixe recorde de 65,25 milhões de euros. Se vencerem esta noite em Istambul, os portistas fecham a fase de grupos com mais 2,7 milhões, o que perfaz um total de 67,95 milhões de euros.

Um valor que se enquadra nas expectativas que a SAD tinha traçado para esta participação na Champions e que apontava para um valor entre os 67 e 70 milhões de euros. Por altura da apresentação do Relatório e Contas 2017/18, o administrador financeiro, Fernando Gomes, havia avisado que se o FC Porto não atingisse essa fasquia estaria obrigado a vender mais jogadores, mas tendo em conta que o objetivo foi cumprido, esse cenário desanuviou-se.

Se vencer esta terça-feira, o FC Porto termina a fase de grupos só com dois pontos cedidos, feito que já alcançou em 1996/97 e que só quatro clubes europeus o conseguiram mais do que uma vez.

Além dos 2,7 milhões de euros para arrecadar nesta última jornada, os dragões tentam a 12.º vitória consecutiva em todas competições, proeza que esta época ainda não foi alcançada por nenhuma equipa dos 10 principais campeonatos da Europa. A juntar a estes dados, os dragões tentam uma vitória que garanta a entrada num lote restrito de equipas que repetiram uma primeira fase da Liga dos Campeões cem por cento vitoriosa ou apenas com um empate concedido.

Até ao momento, o FC Porto só deixou dois pontos em Gelsenkirchen, contra o Schalke 04. Ao longo da prova, e mesmo quando as vitórias contavam apenas dois pontos, apenas quatro equipas entraram nesta zona VIP. Barcelona (em sete ocasiões), Real Madrid (seis), Juventus e Ajax (duas) são as únicas que preenchem os requisitos. O FC Porto está à porta, mas precisa de vencer hoje. Se tal acontecer, os dragões repetem o feito alcançado em 1996/97, então sob o comando de António Oliveira.

Refira-se ainda que esta grande campanha europeia do FC Porto permitiu-lhe subir ao nono lugar do ranking da UEFA, tendo ultrapassado o Arsenal.

Galatasaray e FC Porto têm um duelo agendado para as 20h55 (hora local, menos três em Portugal Continental) desta terça-feira.