A Feitoria Inglesa está situada na antiga zona comercial da cidade do Porto, é um imponente edifício neo-clássico, que abriga a associação de empresas britânicas de vinho do Portos…
Projectada por John Whitehead em estilo neopaladiano e construida entre 1785 e 1790, para servir de local de reunião dos homens de negócios ingleses residentes no Porto. Está situada na antiga zona comercial da cidade do Porto, onde, no passado, os comerciantes de vinho do Porto tinham os seus negócios.
O termo “Feitoria” usado no seu sentido original, refere-se a uma associação ou estabelecimento de comerciantes ou empresários (conhecidos como “feitores”) que exercem a sua atividade num país estrangeiro. Foram várias as feitorias inglesas estabelecidas pela Europa. No início do século XVIII havia cinco feitorias inglesas em Portugal.
Na fachada principal, o rés-do-chão compõe-se de sete arcos que dão acesso à galeria porticada. Em contraste com a sobreloja, o andar principal é formado por altas aberturas, com varandas e frontões. O conjunto é rematado por um ático balaustrado.
Ponto integrante da Rota Urbana do Vinho. Atualmente, os negócios não se realizam na Feitoria, sendo o edifício usado pelas casas de vinho do Porto e membros da Feitoria Inglesa sobretudo como um lugar para receber os seus convidados e a realização de almoços e jantares.
Feitoria Inglesa – Porto
Endereço: Rua do Infante D. Henrique 8, 4050-029 Porto, Portugal
Tel: +351 223 392 980
Latitude: 41.141455 | Longitude: -8.613746