São 14 os filmes em estreia nacional que integram a Competição Internacional do Porto/Post/Doc, a decorrer entre 24 de novembro a 2 de dezembro na Invicta…
Catorze filmes, incluindo dois portugueses, vão a concurso na competição internacional do 5.º Festival Porto/Post/Doc, que decorrerá no Porto entre 24 de novembro e 2 de dezembro. A seleção oficial do festival inclui filmes de realizadores já conhecidos como Sergei Loznitsa, com “Donbass”, um retrato de tempos sombrios naquela região entre a Rússia e a Ucrânia, mas também muitos regressos.
“Sobre tudo e sobre nada” (foto), um documentário de Dídio Pestana, e “Hálito azul”, de Rodrigo Areias, são as presenças nacionais no certame que atribuirá um prémio de três mil euros ao vencedor, revelou a organização em conferência de imprensa.
O festival dedica ainda uma secção não-competitiva ao cinema falado em português que inclui “Terra Franca”, de Leonor Teles, “Extinction”, de Salomé Lamas, “Sombra Luminosa”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, “Deux, Trois Fois Branco”, de Boris Nicot, “On Remote Places”, de Rui Manuel Vieira, e ainda “O Laboratório”, do mesmo realizador em parceria com Fernando José Pereira. Na mesma secção, destaque para as estreias de “Judenrein” e “Levantados do Chão”, de Daniel Blaufuks, “Portugal Tem Lata”, de Rui Pregal da Cunha, e ainda “Geni”, de Luís Vieira Campos. “Ainda no plano da cinematografia nacional, o Porto/Post/Doc 2018 integrará uma competição de Cinema Novo, com primeiras obras de jovens realizadores, e dois showcases de trabalhos de alunos do ESMAD e Soares dos Reis”, revela nota enviada às redações.
A cerimónia de abertura está marcada para 24 de Novembro com a exibição única de Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football, de Louis Myles, no Cinema Trindade. Uma história inacreditável de um jogador de futebol de topo que nunca chutou uma bola. Já a cerimónia de entrega de prémios fica entregue a Prince com “Sign O’ The Times” e a de encerramento a “Matangi/MAYA/M.I.A.”, de Steve Loveridge.
Ao longo dos nove dias, o Porto/Post/Doc vai distribuir-se pelo Teatro Rivoli, cinema Passos Manuel, Escola de Belas Artes do Porto, Planetário e no cinema Trindade. Pode consultar a programação completa no sitio da Internet do Porto/Post/Doc.