No futebol são os resultados que contam. O FC Porto soma dois vitórias em dois jogos e ainda não sofreu qualquer golo. Está na frente, juntamente com o Sporting e Rio Ave, e coloca pressão no Benfica…
Versão ‘light’?: O FC Porto sai de Tondela com o sentimento de dever cumprido, mas com várias sensações nunca antes experimentadas, ao longo dos 90 minutos. Dificuldades tremendas até ao 1-0, facilidades absurdas e golos desperdiçados, em demasia na etapa complementar. Mas no final são os resultados que contam!
O treinador do FC Porto destacou as dificuldades que equipa encontro em Tondela mas considerou justa a vitória (1-0) na segunda jornada da Liga: “Não foi um espetáculo brilhante. Tentámos jogar com a bola no chão, ter dinâmica de jogo, mas mérito ao Tondela pela forma como nos condicionou no meio-campo. Faltou diversificar o jogo em alguns momentos. Na segunda parte melhorámos, podíamos ter ‘matado’ o jogo mas não conseguimos. Depois houve aquela pressão final de uma equipa que queria pontuar. Vitória justíssima“.
Sérgio Conceição no final da partida, assumiu que houve, até ao apito final: “o temor normal de quem ganha pela margem mínima (…) Podia acontecer (o golo do Tondela) numa bola longa. É difícil jogar contra uma equipa que faz jogo direto constante. Assim, vai ser difícil para qualquer adversário levar pontos de Tondela“.
Ainda assim, Sérgio Conceição assumiu que foi um “jogo controlado” do FC Porto “com uma pequena reação do adversário“. O técnico da equipa portista recordou que na época passada o FC Porto perdeu muitos pontos fora, inclusive empatou em Tondela, pelo que este triunfo “é bom prenúncio“.
O campeonato ainda vai na 2ª. jornada e o sucedido a época passada continua, marcar faltas a favor do FC Porto só com um milagre, na 1ª, jornada ficou uma penalidade por marcar sobre Marcano. Agora foi sobre Marega, o lance motivou muitos protestos por parte dos jogadores do FC Porto, que reclamavam a marcação de uma falta.
No mínimo duvidoso, a irregularidade existe, a duvida será se é no interior ou no exterior da grande área, mas quem não pensou duas vezes foi Fábio Veríssimo, que ordenou que o jogo seguisse. Depois querem que se deixe falar das arbitragens!
O cartaz do jogo em Tondela atraiu a presença de emissários de Manchester United e Tottenham, que provavelmente, aproveitaram para tirar apontamentos sobre alguns dos jogadores do FC Porto, isto numa altura em que restam pouco mais de duas semanas antes do encerramento da janela de contratações nos principais mercados europeus.
Além de representantes de clubes ingleses, também os belgas do Anderlecht e os espanhóis do Valladolid aproveitaram para realizar observações aos jogadores que atuaram no estádio João Cardoso.