O FC Porto venceu este sábado o Valência no desempate através da marca das grandes penalidades após um nulo no final dos 90 minutos no primeiro jogo dos dragões na Colónia Cup…
A máquina ainda não carbura na perfeição, mas este FC Porto está cada vez mais próximo do que Julen Lopetegui pretende para 2015/16. A equipa de Julen Lopetegui até merecia outro resultado ao fim dos 90 minutos neste seu primeiro jogo no Colónia Cup, mas continua a evidenciar alguns problemas no ataque. Iker Casillas teve o seu primeiro momento de destaque com a camisola do FC Porto. Apesar de ser um jogo de preparação, o guarda-redes espanhol provou o bom sabor de uma vitória alcançada no desempate através da marcação das grandes penalidades, em que foi o herói ao travar o último pontapé, da autoria do português João Cancelo.
Num jogo em que Julen Lopetegui voltou a rodar muito a equipa, os dragões foram melhores (principalmente na primeira parte), mas o nulo persistiu até ao final do jogo. Frente a um Valência que está a poucos dias de disputar o play-off de acesso à Liga dos Campeões, a formação portuguesa esteve sempre por cima do jogo e só não venceu a partida no período regulamentar porque houve duas bolas que esbarraram na trave da baliza contrária, primeiro por Aboubakar, logo ao minuto 2, depois por Sérgio Oliveira, nos instantes finais do desafio.
O caudal ofensivo do FC Porto foi a nota de principal destaque na primeira meia hora, mas as tentativas dos azuis e brancos foram sendo anuladas pelo setor defensivo do Valência, equipa que nunca criou grande perigo. Os portistas insistiram no ataque na segunda metade e, mesmo com as várias alterações produzidas, a superioridade da equipa de Lopetegui foi sempre incontestável. No entanto, o apito final chegou com um nulo no marcador, havendo necessidade de encontrar o vencedor através das grandes penalidades.
No desempate através da marca das grandes penalidades, Iker Casillas defendeu um pontapé cobrado pelo ex-benfiquista João Cancelo e deu a vitória aos dragões neste jogo da Colónia Cup.
Com este triunfo, o FC Porto soma três pontos na Colónia Cup, enquanto a equipa local (venceu 2-1 o Stoke City), tem cinco pontos (cada golo vale um ponto extra). Os ingleses somam um ponto e o Valência zero. Amanhã, de novo às 16.45 horas portuguesas, o FC Porto defronta o Stoke City, podendo garantir a conquista do troféu.