FC Porto-Rio Ave (5-0), a cura do dragão no objetivo maior da época: A Liga


Depois do desaire pesado na Champions, o FC Porto goleou o Rio Ave, por 5-0, com golos de Sérgio Oliveira, Soares e Marega, num jogo relativo à 23.ª jornada da Liga portuguesa. O regresso de Iker Casillas à baliza é a grande novidade da equipa inicial do FC Porto…

Depois da goleada sofrida frente ao Liverpool, Sérgio Conceição optou por trocar os guarda-redes, relegando José Sá para o banco. Quem também sai em relação a esse onze foi Otávio, mas diretamente para a bancada, ao passo que Reyes deu o lugar a Felipe, mas esteve no banco. Na defesa, como esperado, Maxi Pereira é titular, face à lesão de Ricardo. Destaque para a presença de Diogo Dalot no banco de suplentes e também de Hernâni.

Sem Aboubakar, Danilo e Ricardo Pereira, os dragões tiveram uma entrada fulgurante na partida e praticamente resolveram a questão na primeira parte. Logo aos 2′ minutos, Sérgio Oliveira provou que, de facto, atravessa um dos melhores momentos da carreira e inaugurou o marcador na Invicta, assinando o terceiro golo no campeonato, todos apontados nos últimos três jogos.

Até ao final os dragões chegaram à mão cheia, aos 22 minutos, Soares chega mais alto que toda a defesa vilancondense, cabeceou para o fundo da baliza dos visitantes. Francisco Geraldes ainda tentou remar contra a maré, mas pouco depois da meia hora, Marega tentou servir Soares dentro da área, mas Marcelo, de forma infeliz, desviou a bola para a própria baliza, aumento para 3-0.

A segunda parte começou com uma boa oportunidade para o Rio Ave, mas mesmo com um ritmo bem mais pausado em relação ao primeiro tempo, o FC Porto conseguiu anexar à vitória os contornos de goleada e, à entrada para o derradeiro quatro de hora, chegou ao 4-0.

O 5-0 novamente por Soares, com o recém-entrado, Hernâni a cair na área e na sequência da jogada o brasileiro deu a melhor sequência a um passe de Maxi Pereira, colocando a bola no fundo das redes de Cássio. Este após consulta de Jorge Sousa ao VAR.

O FC Porto voltou a assumir a liderança isolada do campeonato.

FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Marcano, Felipe e Alex Telles (Diogo Dalot, 73m); Corona (Hernâni, 79m), Herrera, Sérgio Oliveira (Oliver, 71m) e Brahimi; Marega e Soares.
Suplentes: José Sá, Hernâni, Oliver, Gonçalo Paciência, Waris, Reyes e Diogo Dalot.
Treinador: Sérgio Conceição

Veja os melhores momentos do encontro