FC Porto-Liverpool, conferência de imprensa de Sérgio Conceição


Sérgio Conceição promoveu, esta segunda-feira, conferência de Imprensa de lançamento do jogo FC Porto-Liverpool, referente à 2.ª jornada ao Grupo B da Liga dos Campeões…

Sérgio Conceição esteve, esta segunda-feira, em conferência de imprensa para a antevisão ao jogo do FC Porto ante o Liverpool, agendado para amanhã e referente à 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, destacando que o FC Porto terá pela frente uma equipa muito experiente.

Sérgio Conceição antevisão ao FC Porto-Liverpool

Trajeto quase imaculado na Liga dos Campeões em casa: Deu-me um bocadinho moral e isso é importante (risos). É um trajeto fantástico. De excelência. Em casa apenas perdemos esse jogo, com o Besiktas. Isso é bom. É sinónimo de trabalho. Os adeptos dão uma força extra. Não sou um treinador-adepto. Isso não existe. Mas tenho um sentimento de grande paixão. São muito importantes. Se o estádio estiver cheio, melhor ainda.

FC Porto menos favorito pode ajudar: A responsabilidade é sempre máxima. Se fizer essa pergunta aos adeptos, eles não vão pensar dessa forma. Vamos sempre dar o máximo, mas estamos cientes da dificuldade deste grupo. Estamos num grande clube. Há vários fatores que podem interferir. Jogamos com pressão. Faz parte da cultura do clube e desta vivência na Liga dos Campeões. Temos o presidente mais titulado do mundo. Cabe a mim dar a melhor resposta possível. Antes do presidente estar aqui, passavam-se anos sem se ganhar nada.

Pepe e Mbemba de fora: O Pepe estar fora faz a diferença, não desvalorizando os outros jogadores. Mas estamos a falar de um jogador com muita experiência. Neste contexto é muito importante. Se o Pepe não estiver, poderemos mudar a nossa postura em campo. Vamos ver até à hora do jogo. Temos o Marcano e o Fábio Cardoso e posso fazer uma adaptação. Claro que fica mais complicado, mas isso faz parte do trabalho do treinador.

Pepe: O ponto de situação não é nada risonho. Hoje não treinou, mas amanhã vamos ver. Estar o Pepe ou não estar pode interferir na nossa ideia de jogo.

No primeiro jogo com o Liverpool, o FC Porto perdeu 0-5: Preparamos os jogos para os ganhar. Mudando apenas uma ou outra coisa. A Champions tem as melhores equipas do Mundo, apesar de ser só uma competição europeia. O Liverpool não esteve bem quando não os defrontámos. Temos de contrariar o favoritismo do adversário. Um favoritismo teórico. Quando a bola rola é outra coisa.

O que mudou desde 2019: Cada jogo tem a sua história, este vai ter a sua vida quando o árbitro apitar. A identidade do Liverpool, como a nossa, não mudou. Vamos defrontar um adversário que, para mim, em alguns momentos do jogo é a melhor equipa do mundo. Não estou a querer exagerar, Estou a ser realista. Em alguns momentos é uma equipa verdadeiramente boa no que faz, forte, super agressiva na recuperação, muito capaz nos ataques à baliza, quando estão em ataque organizado com preenchimento de espaço interessante. Tem muitos pontos fortes, cabe-nos por a nós contrariar esse poderio e pôr a nu algumas fragilidades que também as tem.

Liverpool: Eu já tive a oportunidade de frisar que vamos defrontar um clube histórico e de altíssimo nível. Mas a história e o passado não jogam. Se olharmos para 2019, a última vez que o defrontámos, podemos ver que as equipas pouco mudaram no seu plantel. O que entra no campo é a preparação do jogo e a estratégia que definimos. E, claro, a forma como vamos estar organizados. A equipa do Liverpool é muito competitiva.

Jogo mais aberto: Vai ser um jogo completamente diferente do jogo de Madrid. Liverpool tem características diferentes, ideias e dinâmicas de jogo completamente diferentes.

+ info: O FC Porto e Liverpool defrontam-se, na próxima terça-feira, a partir das 20:00, para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!