FC Porto entre a elite europeia


FC Porto entre a elite europeia. Jogo de enorme qualidade e capacidade de sacrifício garantiu a passagem aos quartos de final da liga milionária…

O FC Porto recebeu e venceu os italianos da AS Roma (3-1) e garantiu um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões. O clube da Invicta foi melhor do que a Roma, mas teve de ir ao prolongamento para afastar os italianos. O resultado desfavorável em Itália (1-2), fez com que a equipa de Sérgio Conceição tivesse de jogar 120 minutos. A exibição foi de grande qualidade, mas nada teria sido conseguido sem o espírito de equipa e de sacrifício de todos os jogadores portistas.

Feitas as contas, o FC Porto aumentou para 78,44 milhões de euros (ME) o montante amealhado na edição 2018/19 da Liga dos Campeões em futebol em receitas diretas, ao afastar a AS Roma e regressa ao lote das oito melhores equipas da Europa passados quatro anos. A última vez que tinha marcado presença nos quartos-de-final da Champions tinha sido na temporada 2014/15. Agora regressa à elite europeia e, diga-se, com todo o mérito.

A partir de agora, o sonho é mesmo o limite.

E os italianos queriam os dragões!

O FC Porto volta a sorrir ao enfrentar um clube italiano. Os dragões têm somado importantes triunfos diante dos italianos e a Roma voltou a ser vítima em fases a eliminar na Liga dos Campeões. 6.ª vez que o FC Porto elimina uma equipa italiana: 1979/80 Milan | 1981/82 Roma | 2002/03 Lazio | 2013/14 Napoli | 2016/17 Roma | 2018/19 Roma

Corona a assistir, Marega a fazer história

Jesús Corona e Moussa Marega foram dois dos jogadores em maior destaque na noite de gala vivida no Dragão. Na segunda parte foi dos do mexicano que surgiu o segundo golo do FC Porto, Corona partiu para cima da defensiva da Roma, esperou pelo melhor momento para cruzar e quando o fez colocou a bola de forma fantástica no pé de Marega que, perante Olsen, só teve mesmo de empurrar.

Corona somou assim a 10 assistência esta temporada e é o jogador com mais passes para golo do plantel do FC Porto, tendo mais uma assistência que Alex Telles. Por sua vez, Marega voltou a marcar na Liga dos Campeões e fez história. O avançado maliano é o primeiro jogador da história do FC Porto a marcar em seis jogos consecutivos, quebrando assim o recorde de Mário Jardel que na época 1999/2000 marcou em cinco partidas seguidas.

Reacção à campeão com vitória justíssima

Cinco dias após a derrota que o fez cair da liderança da Liga, o FC Porto tinha pela frente novo grande desafio e passou, com nota positiva. As estatísticas mostram como os dragões foram superiores à formação italiana.

FC Porto3-1AS Roma
59%Posse de bola41%
22Remates7
9Remates à baliza1
19Faltas cometidas20
10Cantos8
1Fora de jogo2
4Cartões amarelos5
0Cartões vermelhos1