FC Porto e Galatasaray enfrentam-se na primeira vez na Liga dos Campeões, neste confronto com os turcos, Maicon e Fernando são os jogadores mais conhecidos dos adeptos portistas, numa equipa ofensivamente bastante forte, mas defensivamente frágil…
Esta noite FC Porto e Galatasaray enfrentam-se na primeira vez na história, um duelo que a estatística nada tem para contar e que promete muito, ora não estivéssemos a falar num jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Dragão vai ser palco de um confronto com os turcos, que traz um sorriso aos azuis e brancos. É que nos jogos frente às equipas da Turquia, a contar para as provas da UEFA, o FC Porto leva vantagem: seis vitórias, três empates e uma derrota. Desaire esse que até foi recente, no ano passado, os dragões receberam o Besiktas e perderam por 1-3.
Ainda assim, o favoritismo tem de estar do lado do FC Porto. A equipa de Sérgio Conceição está pela 23.ª vez na fase de grupos da Champions, ao passo que o Galatasaray garantiu a sua 15.ª presença. O resultado obtido contra os russos é sintomático da força da equipa turca em casa, mas os problemas surgem quando joga num ambiente adverso, como sucederá esta noite no Dragão. A equipa de Fatih Terim ataca com muita gente, mas a maioria não é rápida a defender, o elevado numero de golos sofridos são a prova dessa fragilidade defensiva.
Sérgio Conceição vai tentar devolver o estatuto de fortaleza ao Dragão, uma vez que os portistas já não vencem o primeiro jogo europeu em casa desde a temporada de 2015/16. Em 2016/17, frente ao Copenhaga, o Dragão assistiu a um empate, para, no ano seguinte, em 2017/18, verem uma estrondosa derrota frente ao Besiktas.
Destaque ainda para o reencontro de Alex Telles com uma equipa que bem conhece, o lateral-esquerdo brasileiro representou os turcos durante três temporadas, tendo inclusive sido campeão turco.