FC Porto destaca papel de Mário Soares na transição de negra ditadura


Dragões recordam que o antigo Presidente da República foi “Dragão de Honra inaugural” e destacam o papel de Mário Soares “na transição de negra ditadura“…

O FC Porto reagiu, em comunicado, à morte do ex-Presidente da República Mário Soares, que faleceu, sábado dia 7-1-2017, aos 92 aos.

Os dragões enviam “sentidas condolências à família” do histórico socialista, que consideram “uma das maiores personalidades de sempre da vida portuguesa, cujo papel foi especialmente relevante na transição de uma negra ditadura de 48 anos para um regime democrático”.

A relação entre Mário Soares e o FC Porto foi sempre fraterna: o primeiro primeiro-ministro português eleito democraticamente, em 1976, foi também o Dragão de Honra inaugural, em 1986, na segunda entrega dos Dragões de Ouro. Trata-se da mais alta distinção atribuída pelo clube“, prossegue.

“Os portistas e os portugueses têm muito a agradecer ao político e advogado, co-fundador do Partido Socialista, em 1973, primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e 1983 e 1985, e Presidente da República de 1986 a 1996. Mário Soares é reconhecido internacionalmente como um grande lutador pela liberdade, que não se inibiu de apelar ao direito à indignação quando os direitos, liberdades e garantias básicas não se encontravam garantidas. Ficará para sempre na História de Portugal e da Europa como um exemplo a seguir pela sua coragem e determinação”, termina a nota oficial.

Corpo do ex-Presidente da República será velado, a partir de 2ª feira, no Mosteiro dos Jerónimos. O funeral segue 3ª feira para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

O governo de António Costa decretou três dias de luto nacional, na sequência da morte de Mário Soares.