Tem alguma dúvida sobre o fenómeno que tem sido o futebol português? Veja o que se passou na ultima semana e o que fizeram ao dérby FC Porto-Boavista da 28.ª jornada…
Um dérbi da Invicta órfãos de treinador, quer Sérgio Conceição, quer Lito Vidigal, estão suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
- AntevisãoDepois de garantir a 30.ª presença na final da Taça de Portugal, o FC Porto volta a pensar na Liga e tem pela frente uma receção ao Boavista, agendada para as 20h30 e referente à 28.ª jornada da prova. Os campeões nacionais continuam a lutar pela revalidação do título.
No Estádio do Dragão, esta noite, Sérgio Conceição não vai estar no banco, no entanto este jogo será especial na sua carreira. Este jogo marcará o centésimo jogo enquanto treinador do FC Porto.
Nos últimos cinco jogos, a equipa de Sérgio Conceição apurou-se para os quartos de final da Liga Campeões, após um triunfo frente à Roma (3-1), e acumulou três vitórias consecutivas na Liga, anulando a desvantagem pontual para o primeiro classificado. No reencontro com a equipa minhota garantiu um lugar na final da Taça de Portugal. Observando o mesmo número de jogos do Boavista, nota para as vitórias caseiras frente a Rio Ave (1-0) e Belenenses (2-0), esta na jornada anterior da Liga, com três derrotas pelo meio. Os axadrezados ocupam a 13.ª posição na tabela classificativa.
Convocados do FC Porto:
Informação indisponível no momento…
Convocados do Boavista:
Informação indisponível no momento…
Histórico
O dérbi da cidade Invicta já se realiza há mais de cem anos, com registo de duelos oficiais para o Campeonato Regional do Porto desde 1914. Os dois emblemas do Porto defrontaram-se em 111 ocasiões, para o campeonato nacional, em casa, o FC Porto já recebeu o Boavista em 55 jogos, com 47 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Os azuis e brancos marcaram 143 golos, contra 28 golos dos axadrezados. Na primeira volta da Liga 2018/19, no Estádio do Bessa, Hernâni garantiu o triunfo do FC Porto com um golo em período de descontos.
Juízes da partida
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Rui Costa para arbitrar a partida. O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes Tiago Costa e Nuno Manso, sendo Fábio Melo o quarto árbitro. No videoárbitro estará Bruno Esteves, auxiliado por Paulo Ramos.
- Jogo ao minuto
- Onzes iniciais:
FC Porto: Casillas; Corona, Pepe, Militão e Manafá; Otávio, Danilo, Herrera e Brahimi; Marega e Soares.
Boavista: Bracali; Jubal, Neris, Raphael Silva; Carraça, Rafael Costa, Sauer e Matheus Índio; Bueno, Rafael Lopes e Yusupha. - Suplentes:
FC Porto: Vaná, Maxi, Mbemba, Loum, Hernâni, Óliver e Fernando Andrade.
Boavista: Giovanaz; Cardoso, Obiora, Edu Machado, Tahar, Falcone e Mateus. - INICIO DA PARTIDA
- 9′ Recuperação de Soares, que solta rápido para o remate de Otávio, desviado para canto por Neris.
- 14′ Otávio encontra Soares na área. O companheiro ganha aos defesas e remata forte, para fora.
- 19′ Livre na direita do ataque portista, a punir falta de Sauer sobre Corona.
- 31′ Amarelo Gustavo Sauer.
- 32′ Livre batido por Corona para o cabeceamento de Pepe, para fora.
- 34′ É penálti e é para Soares marcar.
- 41′ GOLO! 1-0 – Soares.
- 45′ Marega marca. Após consulta ao VAR, Manuel Mota marca fora de jogo.
- FIM DA 1ª PARTE
- 47′ GOLO! 2-0 – Otávio.
- 54′ Sai Yusupha entra Edu Machado.
- 60′ Sai Rafael Lopes entra Falcone.
- 63′ Livre de Bueno para o cabeceamento de Pepe e posterior falta atacante..
- 63′ Sai Corona entra Maxi.
- 71′ Remate de Marega, para a defesa de Bracali.
- 76′ Sai Soares entra Hernâni.
- 76′ Brahimi tenta assistir Marega na área, nas Neris corta o lance.
- 79′ Sai Gustavo Sauer, entra Mateus.
- 79′ Hernâni entra na área, atira de pé esquerdo e a bola bate num adversário antes de sair.
- 85′ Sai Danilo, entra Loum.
- 90′ Quatros minutos de tempo extra.
- 90′ Amarelo Jubal.
- FIM DA PARTIDA
- Crónica
Vitória do FC Porto, por 2-0, na receção aos axadrezados. Soares e Otávio foram os autores dos golos de uma vitória tranquila para os azuis e brancos, num jogo de domínio absoluto e praticamente de sentido único.O jogo começou e acabou como seria de esperar, com um domínio do FC Porto, que sabia que tinha nos pés a oportunidade de subir à liderança do campeonato e assim esperar um eventual deslize do rival Benfica. Enquanto os dragões somavam remates atrás de remates, o Boavista recuava cada vez mais e mostrava dificuldades em sair com a bola. A cinco minutos do intervalo, o árbitro Rui Costa assinalou grande penalidade a favor do FC Porto por falta de Raphael Silva sobre Brahimi. Tiquinho Soares foi chamado à marca dos 11 metros e não deu hipótese a Bracali. Ainda antes do intervalo, Marega atirou para o fundo da baliza de Bracali, mas depois de ouvir as indicações do VAR, o árbitro decidiu anular o tento por fora de jogo.
A segunda parte começou da mesma forma que acabou a primeira, com um golo do FC Porto. Logo aos dois minutos de jogo, Otávio fez o segundo dos dragões, ao rematar cruzado à entrada da área. Bracali reagiu tarde e não conseguiu evitar o golo do brasileiro de 24 anos. Os trinta minutos seguintes foram mais mornos que o resto do jogo. O Boavista não conseguia criar linhas de passe para chegar ao último terço do campo, enquanto o FC Porto continuava a chegar com facilidade à grande área adversária, mas sem finalização eficaz.
Com este resultado, o FC Porto sobe à liderança do campeonato à condição e espera o resultado do encontro entre Benfica e Feirense no domingo.
Estádio do Dragão – FC Porto-Boavista, 2-0
FC Porto: Casillas; Corona (Maxi, 63m), Pepe, Militão e Manafá; Otávio, Danilo (Loum, 85m), Herrera e Brahimi; Marega e Soares (Hernâni, 76m).
Suplentes: Vaná, Maxi, Mbemba, Loum, Hernâni, Óliver e Fernando Andrade.
Treinador: Sérgio Conceição.
Espectadores: 39,129Veja os melhores momentos
O FC Porto tem agora uma paragem na carreira doméstica e vai até Anfield Road, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.. - Jogo ao minuto