FC Porto-Belenenses (2-0), dragões cimentaram a posição de líder


O FC Porto recebeu e venceu o Belenenses em partida da 11ª jornada da I Liga, é o vigésimo terceiro jogo sem perder no dragão para o campeonato…

O FC Porto arrancou um triunfo na receção ao Beleneses (2-0), num jogo referente à 11.ª jornada da I Liga. Numa partida que contou com duas partes distintas, os dragões acabaram por ser os justos vencedores e cimentaram a posição de líder no campeonato. Golo de Herrera aos 42m e Aboubakar aos 90m.

Face à ausência de Danilo, castigado, Sérgio Conceição aposta em Diego Reyes na posição de médio-defensivo, André André e Hernâni também são titulares, nos lugares de Marega, lesionado, e Corona, no banco de suplentes.

A primeira parte ficou marcada pela forte pressão exercida pelo FC Porto junto do conjunto visitante. Conceição tinha apostado em Diego Reyes para fazer de Danilo e o defesa mexicano mostrou-se à altura do desafio, cumprindo na perfeição o papel de trinco, pelo menos, no que à tarefa defensiva diz respeito. Na frente, Brahimi assumiu, para não variar, o papel de desequilibrador, com Hernâni a ocupar a faixa contrária.

Os minutos iam passando, as oportunidades de golo acumulando, mas o FC Porto só chegaria ao golo mesmo antes do intervalo. Na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, e após uma enorme confusão na grande área do Belenenses, a bola sobrou para Herrera que encostou para o fundo das redes, inaugurando assim o marcador no Dragão.

Na segunda parte os comandados de Sérgio Conceição parecem ter reentrado com menos ritmo, sendo que a forma como o Belenenses subiu as linhas também ajuda a explicar a quebra de rendimento do FC Porto. A formação do Beleneses entrou com uma atitude mais vincada e quis incomodar os dragões, ao contrário do que se tinha passado no primeiro tempo.

As entradas de Galeno, Sérgio Oliveira e sobretudo de Corona, de longe a melhor opção para o corredor direito, fizeram o FC Porto crescer de novo no encontro. Após um par de oportunidades esbanjadas e para dissipar as dúvidas quanto ao vencedor, foi a classe de Aboubakar, após passe de Herrera a figura maior do jogo, a selar a vitória da equipa azul e branca.

O FC Porto continua sem perder no campeonato e somaram o 10º triunfo em 11 partidas, têm agora mais cinco pontos do que o Sporting, que só entra em campo neste domingo.

FC Porto: José Sá; Ricardo Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Diego Reyes, André André (Sérgio Oliveira 75m) e Herrera; Hernâni (Corona 60m), Aboubakar e Brahimi (Galeno 75m).
Suplentes: Casillas, Maxi, Layún, Sérgio Oliveira, Óliver, Corona e Galeno.
Treinador: Sérgio Conceição

Belenenses: Muriel; Geraldes, Gonçalo Silva. Nuno Tomás e Florent; Bouba Saré (Pereirinha 30m) e Yebda; Diogo Viana (Benny 60m), André Sousa (Tiago Caeiro 71m) e Roni; Maurides.
Suplentes: Filipe Mendes, Cleylton, Pereirinha, Benny, Miguel Rosa, Jesús Hernández e Tiago Caeiro.
Treinador: Domingos Paciência

Consulte todos os jogos e resultados do FC Porto na I Liga, na Taça da Liga, na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões.