O FC Porto B somou a primeira vitória na II Liga, depois de estar em desvantagem no marcador na sequência de uma grande penalidade mal assinalada a favor do Penafiel. 3-1 foi o resultado final em Pedroso…
António Folha apostou em Diogo Costa na baliza e Diogo Dalot a lateral direito, dois jogadores que costumam trabalhar com a equipa principal, mas a entrada dos dragões em campo não foi boa: logo aos nove minutos se viu em desvantagem no marcador na sequência de uma grande penalidade mal assinalada pelo árbitro leiriense Fábio Piló.
O golo podia afetar a confiança do FC Porto B, depois de uma derrota e um empate nos primeiros dois jogos, mas a resposta dos dragões foi muito rápida: aos 14 minutos, Galeno empatou o encontro, num excelente movimento individual. A partir daí o FC Porto B foi crescendo na partida e ficou perto de fazer o segundo golo ainda na primeira parte, mas o remate de André Pereira saiu muito perto da trave.
Na segunda parte, aí sim, a equipa de António Folha chegou à vantagem. Primeiro com um golo de Fede Varela, aos 47 minutos, após assistência de Luizão: o brasileiro fugiu pela direita, cruzou e Fede Varela só teve que empurrar para o fundo da baliza. O 3-1 final chegou já em período de descontos, numa altura em que o Penafiel estava completamente lançado para o ataque: num contra-ataque, Madi surgiu isolado e rematou contra o guarda-redes Ivo, a bola sobrou para André Pereira que rematou para a baliza vazia.
FC PORTO B-PENAFIEL, 3-1
FC PORTO B: Diogo Costa; Diogo Dalot, Alan, Jorge e Luís Mata; Luizão, Rui Pires e Rui Moreira; Galeno (Madi, 78m), André Pereira e Fede Varela (Bruno Costa, 84m).
Suplentes não utilizados: Ricardo, Diogo Queirós, Dinghao, Ruben Macedo e Musa Yahaya.
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Diouf (9m, pen.), Galeno (14m), Fede Varela (48m), André Pereira (90m+3)
Bravo Galeno 👏👏👏#FCPorto #FCPortoB #Galeno pic.twitter.com/OlPXPWXEXY
— FC Porto (@FCPorto) 19 de agosto de 2017