Faleceu o Bispo do Porto, António Francisco dos Santos

Bispo do Porto - António Francisco dos Santos

O Bispo do Porto, António Francisco dos Santos, morreu pelas 9,30 horas de hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco…

D. António Francisco dos Santos sucedeu na Diocese do Porto a D. Manuel Clemente. Nascido a 29 de agosto de 1948, era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco.

D. Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu. Foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, nomeadamente durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração. A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Na sua primeira mensagem à Igreja Católica no Porto, defendera uma particular “presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem”, para procurar fazer um “caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor”.

D. António Francisco dos Santos foi ordenado padre em dezembro de 1972. Em 2015, o Bispo do Porto recebera das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa, o Dragão de Honra, a mais alta distinção atribuída pelo clube.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *