O FC Porto na voz do seu Presidente lamenta desaparecimento do treinador bicampeão nacional pelo FC Porto, nas épocas de 1991/92 e 1992/93…
O ex-treinador brasileiro que tinha 77 anos tornou-se um nome ilustre do futebol português desde que no início da década de 90 levou o FC Porto ao bicampeonato. Carlos Alberto Silva tinha sido operado ao coração no final do ano passado e encontrava-se atualmente em casa numa fase de recuperação. A causa da morte ainda está por apurar.
O FC Porto envia condolências à família e amigos de Carlos Alberto Silva, ex-treinador do clube. Nos dois anos que cumpriu ao serviço dos Dragões, foi por duas vezes campeão nacional, em 1991/92 e 1992/93, tendo conquistado também uma Supertaça. Esteve ainda no banco na estreia da Liga dos Campeões, em 1992/93, num grupo em que os azuis e brancos tiveram a companhia de Milan, Gotemburgo e PSV.Em abril de 1993 recebeu o Dragão de Ouro de técnico do ano, relativo a 1991/92.
“Carlos Alberto Silva ganhou por mérito próprio um lugar na história do FC Porto. Foi bicampeão pelo nosso clube, mas nesta altura o que mais recordo é a relação de amizade que mantivemos todos estes anos. Tinha aquele jeito introvertido, mas era um excelente conversador e enquanto foi nosso treinador mostrou ser sempre um trabalhador incansável, com os bons resultados que conhecemos. Lamento profundamente o seu desaparecimento e endereço à família as minhas condolências e as condolências do FC Porto”, declarou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ao www.fcporto.pt.
Natural de Belo Horizonte, Carlos Alberto Silva era licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e ganhou notoriedade logo no seu primeiro trabalho como treinador principal, quando conduziu o Guarani ao único título brasileiro da história, em 1978. A sua carreira prolongou-se até 2005, tendo obtido vários títulos ao serviço de grandes clubes do futebol brasileiro, como o São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras e Santos. Foi também campeonato japonês no Yomiuri Kawasaki, em 1991, e, para além do FC Porto, também dirigiu na Europa o Deportivo da Corunha e o Santa Clara.