Fábio Silva, estrelas da formação do FC Porto


Fábio Silva é um avançado para ser seguido com atenção, um dos maiores talentos da formação do FC Porto e um dos jovens mais promissores em Portugal…

Admirador de Cristiano Ronaldo, Fábio Silva é também fã do colombiano Falcao, começou a carreira no Nogueirense, passando depois pelo Gondomar e pelo FC Porto. Em 2015 mudou-se para o Benfica, acompanhando o irmão, que transitou para os juvenis. No entanto, dois anos depois (2017), com a mudança do irmão para a Lázio, Fábio voltou ao clube do coração, pois segundo o pai (Jorge Silva, campeão nacional pelo Boavista em 2001), a jovem estrela “é portista fanático”.

Fugindo à tradição familiar (central ou médio defensivo), Fábio começa a afirmar-se como mais um avançado de qualidade a sair da formação portista, cumprindo 17 anos apenas no próximo verão (2002-07-19), o jovem avançado já é uma das figuras da equipa de sub-19 do FC Porto, com mais de três dezenas de golos apontados nas diferentes competições, e já foi chamado por Sérgio Conceição aos treinos da equipa principal.

Fábio revela índices de finalização pouco comuns nesta idade, é um avançado móvel, que percorre toda a frente de ataque com uma energia inesgotável, muito hábil a atacar a profundidade, e embora tenha uma capacidade técnica refinada, destaca-se sobretudo pela verticalidade com que ataca a baliza contrária, sobretudo quando encontra espaço nas costas dos defesas.

Fábio Silva, tem contrato válido até 2021 com o FC Porto e uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros até 2020. Daí em diante, passa a 50 milhões. Com tempo e espaço poderá ser o jogador com maiores probabilidades de se afirmar na primeira equipa do FC Porto, com potencial de rendimento e encaixe recorde.

Mas é necessário que os azuis e brancos continuem a estimular de forma adequada na sua formação, pelo que a chamada para a pré-época da equipa principal é uma possibilidade. Mas, será na equipa B que passará a maior parte do tempo e como em 2019/20 ainda será júnior de primeiro ano, poderá jogar na UEFA Youth League. Prova que o FC Porto conquistou nesta época, onde Fábio Silva marcou cinco golos e fez 4 assistências em 9 presenças. Ao nível das seleções, Fábio Silva conta com de mais de duas dezenas de internacionalizações.

Notícias Populares