O clube treinado por Vitor Pereira chegou ontem a acordo com a SAD azul e branca para um empréstimo por um ano, com opção de compra. O montante da opção a acionar pelos turcos não foi confirmada, mas segundo o jornal O Jogo, devera ser superior a cinco milhões de euros.
Hoje, FC Porto e Fenerbahce finalizam a operação com a troca de documentação necessária entre as duas partes. Para que a mudança de Fabiano para a Turquia seja uma realidade e possa ser oficializada só falta mesmo que o guarda-redes passe os necessários exames comedidos previstos para o fim de semana e assine contrato.
Fabiano Freitas tem 27 anos e está no FC Porto desde a época 2012/2013. Na última temporada, foi o guarda-redes mais utilizado pelo técnico Julen Lopetegui, na ausência de Helton, por lesão, e mesmo depois do capitão portista se ter recuperado. A goleada sofrida pelo FC Porto em Munique, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, haveria de ditar a perda da titularidade de Fabiano que fez, ainda assim, 38 jogos pelos dragões.
Para o brasileiro, a passagem pelo FC Porto termina ao cabo da terceira temporada, surgindo agora a oportunidade de voltar a trabalhar com Vitor Pereira, treinador que conhece perfeitamente as características de um guarda-redes que viu chegar da Olhanense na sua segunda temporada ao serviço dos azuis e brancos.
Apenas com Helton garantido para a época que arranca na segunda-feira, a SAD ainda tem de resolver as situações de Andres Fernandez e Ricardo Nunes, ambos apontados como estando de saída do clube.
Entretanto, Fabiano poderá não ser o único jogador do FC Porto a seguir para o Fenerbahce, uma vez que os turcos continuam empenhados em conseguir contratar Maicon, o processo negocial esta mais atrasado, mas a verdade e que o clube de Istambul ainda não desistiu do central brasileiro.
Atualização: O Fenerbahçe confirmou esta esta quinta-feira o reforço do plantel com dois jogadores que chegam do FC Porto, ambos a título de empréstimo. Fabiano chega para a baliza, depois de uma época quase toda cumprida como titular do FC Porto – condição perdida depois da goleada sofrida em casa do Bayern -, enquanto Abdoulaye volta a ser emprestado, depois de ter passado a temporada passada no Rayo Vallecano, da liga espanhola.