Exposição sobre a conquista de Ceuta na Invicta


A Biblioteca Pública Municipal do Porto apresenta uma exposição de ilustração sobre a conquista de Ceuta, na sequência da programação alusiva aos 600 anos daquele acontecimento…

Inaugurada na passada sexta-feira, com a presença do vereador da Cultural, Paulo cunha e Silva, e no ano em que se comemoram os 600 anos deste acontecimento considerado determinante para o despontar dos Descobrimentos Portugueses, a Câmara do Porto convidou vários ilustradores a reinterpretar o texto de Gomes Eanes de Zurara, o segundo cronista oficial português, num percurso que percorre todo o claustro do edifício da biblioteca.

A exposição de ilustração, com design de João Drumond, apresenta 11 artistas que propõem diferentes olhares sobre um relevante documento histórico cuja cópia manuscrita integra o acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Zurara é considerado um autor essencial para o estudo do Portugal de Quatrocentos, não só por as suas obras nos apresentarem importantes dados para a compreensão da fase inicial da Expansão Portuguesa, mas também por proporcionarem um maior entendimento sobre a cultura e mentalidades desse período. A Crónica da Tomada de Ceuta, terceira parte da Crónica de D. João I, foi a sua primeira obra. Ao longo deste relato de grande vivacidade, o autor apresenta-nos as causas sociais e políticas, assim como as ambições económicas e estratégicas que associadas ao ideal medievo de Cruzada, inculcado na cultura política da época, conduziram D. João I, D. Duarte e, principalmente D. Henrique, à decisão de conquistar Ceuta.

A programação CEUTA 600 anos arrancou a 10 de junho e prolonga-se até outubro, com diversas iniciativas em vários locais da cidade.

Biblioteca Pública Municipal do Porto – De 21 de agosto a 16 de outubro

Horário:

De 21 DE AGOSTO A 15 DE SETEMBRO
segunda a sexta-feira | 10h00 às 18h00
Encerra aos sábados, domingos e feriados

De 16 DE SETEMBRO A 16 DE OUTUBRO
terça a sexta-feira | 9h00 às 19h30
segunda-feira e sábado | 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados