Exposição de Pablo Picasso no Palácio das Artes no Porto


Palácio das Artes recebe exposição de Pablo Picasso, uma coleção de 100 gravuras da autoria do pintor espanhol que vai estar pela primeira vez em exposição em Portugal…

Adquirida em 2008 pela fundação espanhola MAPFRE, que vai estar exposta “pela primeira vez em Portugal”, no Palácio das Artes, de 30 de maio a 15 de setembro, resultado de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Casa de Vinho do Porto Taylor’s.

A coleção integra 100 gravuras desenhadas pelo artista catalão entre 1930 e 1937, sendo considerada uma das mais importantes do século XX. Foi criada para o comerciante de arte Ambroise Vollard mas, devido à sua morte num acidente de carro, em julho de 1939, esperou vários anos até ser finalmente exibida ao público.

A sua vinda ao Porto constitui, por isso, uma oportunidade rara de conhecer a coleção completa de Picasso, que apenas alguns museus do mundo detêm, nomeadamente o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

Pablo Ruiz Picasso (25 de out de 1881 – 8 de abr de 1973) foi um pintor, escultor, impressor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol que passou a maior parte de sua vida adulta na França. É considerado um dos artistas mais influentes do século 20. Ao lado de Georges Braque, fundou o movimento cubista.

A entrada na exposição tem o custo de 10 euros, mas é gratuita para crianças até 12 anos. Para jovens entre os 12 e os 17 anos e para estudantes, é concedido um desconto de 50%. No final da visita, como parte integrante da experiência e incluído no bilhete, os visitantes adultos são convidados a provar um cálice de Vinho do Porto no espaço Taylor’s Lounge, no Palácio das Artes.

A exposição estará patente entre 30 de maio e 11 de setembro e a compra de bilhetes pode ser feita no local ou diretamente em pablopicassoporto.com.

Notícias Populares