Exposição de automóveis de marcas italianas na Praça de Parada Leitão, neste domingo, culminando as Jornadas da Cultura Italiana no Porto que estão a decorrer desde a semana passada e que incluem uma exposição no Palacete dos Viscondes de Balsemão, entre outras iniciativas…
Promovidas pela Associazione Socio-Culturale Italiana Del Portogallo Dante Alighieri (ASCIPDA), com o apoio da Câmara do Porto, as jornadas passaram já por uma conferência internacional e por vários concertos.
As jornadas terminam no domingo, dia 11, com a exposição de automóveis clássicos italianos “Lo stile italiano e l’automobile”, na Praça de Parada Leitão (“Praça dos Leões”), entre as 11 e as 17,30 horas.
De acesso livre, trata-se da apresentação de automóveis clássicos de casas históricas italianas, no que constitui uma celebração do estilo e elegância do design italiano aplicado a este setor que foi tão importante para a história e o renome do “Bel Paese”.
Alfa Romeo, Fiat e Lancia têm presença quase garantida, sendo possíveis surpresas como Bugatti e Ferrari, Lamborghini e Maserati ou mesmo Pagani Zonda.
Entretanto, no âmbito do programa, está patente no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto) a exposição “Dove il Sì suona. Viaggio attraverso la lingua italiana / Onde o ‘sì’ ressoa. Viagem pela língua italiana”.
A exposição, que está aberta ao público até 1 de Julho, aborda a história da língua italiana, num formato que mistura recursos expositivos diferenciados (painéis, jogos interativos, projeções) e que foi já apresentado em importantes cidades europeias, de Moscovo a Zurique.
Pode obter um informação mais detalhada em: www.porto.pt.