Estádio do Dragão


A realização do Euro 2004 proporcionou a mudança do Estádio das Antas e o Dragão, obra da autoria do arquitecto Manuel Salgado, nasceu, localizado um pouco abaixo daquele que, com respeito pelo passado e orgulho no presente, substituiu enquanto palco da distinção azul e branca…

No dia 16 de novembro de 2003, o Estádio do Dragão conhecia as primeiras conquistas e glórias do FC Porto. Coube ao FC Barcelona inaugurar o novo recinto com os azuis e brancos, numa partida que acabou com o triunfo do FC Porto por 2-0. Posteriormente, o Estádio do Dragão acolheu o jogo de abertura do Euro 2004, discutido entre as selecções de Portugal e da Grécia, e foi palco da deslumbrante caminhada portista rumo à conquista da Europa, na época 2003/04.

Para além das grandes conquistas do Dragão com a Liga dos Campeões e Liga Europa à cabeça, foram muitos os títulos de campeão nacional que o FC Porto festejou no seu estádio. Foram pelo menos oito os campeonatos ganhos, e os adeptos não esquecem as épocas douradas de José Mourinho, André Villas-Boas ou Jesualdo Ferreira e o famoso campeonato ganho ao Benfica, na reta final da Liga em 2013, com um golo de Kelvin aos 92 minutos. Vê o primeiro golo marcado no Dragão.

Tal como acontecia quase sempre no Estádio das Antas, a presença maciça dos adeptos é constante e força que eles transmitiam aos jogadores, nos momentos em que precisam tem sido deveras importante para todas as conquistas e glórias do FC Porto.

O Dragão tem capacidade para 50.035 espectadores e é dotado de valências únicas que, enriquecidas pela colocação de espaços verdes e pela reestruturação das vias anexas ao complexo desportivo, residencial e comercial, materializam uma nova centralidade no Porto. O Dragão afirma-se como ponto de referência desportivo e cultural da cidade e da região.

O Estádio do Dragão recebe varias visitas, todos mostrando-se encantados com as instalações. O FC Porto é dotando de um estádio moderno, funcional, mais cómodo e melhor ajustado às exigências do futebol ao mais alto nível e da excelência indissociável do historial portista.

Estádio do Dragão

Endereço: Estádio do Dragão, 4350-415 Porto, Portugal
Email: portoestadio@fcporto.pt
Website: www.fcporto.pt
Telef: +351 225 083 000
Latitude: 41.16177 | Longitude: -8.583591
Horário: Visitas guiadas – 11h00; 12h00; 15h00; 16h00



Notícias Populares