Espanhóis querem Iker Casillas na baliza da seleção


Espanhóis querem ver Iker Casillas de volta à baliza da seleção e dizem que há mérito nos pedidos de um regresso à Roja…

Iker Casillas alcançou, frente ao Braga, um registo que merece destaque: em 95 jogos pelo FC Porto, o espanhol não sofreu golos em 50. O feito foi salientado recentemente pelo jornal Marca, que refere que Casillas vive o seu “melhor momento de forma aos 37 anos”, sem sofrer golos em sete dos dez últimos jogos disputados pelos dragões esta temporada.

“Esta é, sem dúvida, a melhor época de Casillas desde a sua chegada ao FC Porto. O primeiro ano foi o pior dos quatro, com 13 jogos em 32 sem sofrer golos. Até agora, a segunda época do espanhol era a melhor, com 19 jogos em 33 com a baliza a zeros. A última época foi também positiva, com Casillas a não sofrer golos em quase metade dos jogos (11 em 20)”, explica o jornal espanhol, que reacende também a discussão em torno das escolhas para a Roja.

“O seu excelente momento de forma enche de força e razão os que pedem o seu regresso à Seleção. Longe da Roja desde a chegada de Lopetegui no verão de 2016, Casillas tem de lutar com três guarda-redes que parecem insubstituíveis para Luis Enrique. O que é certo é que Casillas apresenta números melhores do que De Gea, Pau López e Kepa”, pode ler-se.

Curiosidades sobre Iker Casillas

Registo total chega aos 62 jogos a zero
Além da meia centena de jogos sem sofrer golos na I Liga, Casillas acrescenta mais 12 nas restantes competições que disputou com o FC Porto: oito na Liga dos Campeões (um no play-off), dois na Taça de Portugal e outros dois na Taça da Liga.

Balizas do Dragão são as mais fechadas
Foi no Dragão que Casillas somou mais encontros na I Liga sem sofrer golos. Mas a diferença dos números registados como visitado e visitante não é assim tão díspar. O espanhol não encaixou golos em 29 jogos na primeira condição e 21 na segunda.

Saiu “a seco” da Luz e de Alvalade na mesma época
Casillas teve altos e baixos na última época, com a passagem pelo banco de suplentes durante algum tempo como o ponto mais baixo, mas foi inesquecível a vários níveis. Além de ter sido campeão, o espanhol ainda saiu da Luz e de Alvalade sem sofrer golos. E com boas exibições para contar.

Na carreira soma 326 jogos sem sofrer
Aos 62 jogos sem sofrer golos de azul e branco, o “Santo” contabiliza ainda mais 264 pelo Real Madrid, 52 dos quais na fase de grupos da Liga dos Campeões. Aliás, com o guarda-redes é o recordista da prova neste capítulo, à frente do amigo Gianluigi Buffon.

Apesar de o cartão de cidadão indicar que já se encontra no lado errado dos 30, Casillas continua em alta. Foi por isso que o FC Porto lhe renovou o contrato. E se continuar assim, até é provável que a opção para prolongar o vínculo até 2020 seja acionada.