A FairJourney Biologics (Porto, Portugal) em parceria com a Iontas (Cambridge, Reino Unido) para agilizar a identificação de anticorpos contra a COVID-19…
A FairJourney Biologics, empresa do Porto líder mundial na descoberta de anticorpos, está na linha da frente na investigação para a identificação de anticorpos eficazes no tratamento de pacientes com COVID-19, em parceria com a Iontas, outro laboratório de referência em biotecnologia de Cambridge (Reino Unido).
Reunir esforços e tecnologia complementares para permitir uma identificação mais rápida de anticorpos contra a covid-19, com maior grau de probabilidade de desenvolvimento e de sucesso na criação de imunidade, é o objetivo desta parceria internacional, que coloca o laboratório de biotecnologia do Porto na linha da frente no combate ao SARS-CoV-2.
Mais concretamente, a colaboração visa aproveitar a profunda experiência técnica da FairJourney na criação de bibliotecas de anticorpos (Phage Display), que a posiciona num lugar de referência a nível global nesta matéria, com a tecnologia de última geração desenvolvida pela Iontas (Mammalian Display).
Para a investigação, conta ainda a intervenção do Instituto de Medicina Molecular de Portugal, que vai fornecer o RNA (ácido ribonucleico) de pacientes em recuperação, elemento-chave para aferir os genes de anticorpos, permitindo rapidamente identificar quais os que cumprem a função de criar imunidade.
agilizar a identificação de anticorpos contra a covid-19
Com estes dados, os dois laboratórios de biotecnologia, que em situações normais poderiam ser apontados como concorrentes, vão conseguir isolar os anticorpos neutralizantes do SARS-CoV-2. “O pacote de tecnologia facilitará a identificação do anticorpo correto sem a necessidade de otimização adicional, reduzindo assim o risco de atrasos durante o desenvolvimento e a subsequente escala até à fabricação”, refere a FairJourney Biologics em comunicado.
+ info: Fundada em 2012, no Porto, a FairJourney Biologics é um laboratório que está na linha da frente na descoberta de anticorpos, reunindo uma vasta equipa de investigadores e cientistas, muitos deles formados na Academia do Porto. Em franco crescimento, a empresa, que ainda ocupa a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vai instalar-se nos próximos tempos na zona industrial, onde está em obras o novo laboratório.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!