Tal como aconteceu há um ano, Julen Lopetegui voltou a definir um plano de preparação que engloba a realização de dois estágios fora do país. O primeiro em Horst, na Holanda, e o segundo em Marienfeld, na Alemanha. Dois locais que os dragões já conhecem bem e que proporcionam excelentes condições de trabalho ao grupo…
Sem qualquer título conquistado na última temporada, o espanhol mantém-se à frente dos dragões numa equipa com muitas alterações e algumas saídas importantes, sobretudo as saídas de Danilo, Óliver, Casemiro e Jackson Martínez.
No primeiro dia de trabalho, e depois de seis semanas de férias, o técnico espanhol vai puxar essencialmente pelo físico dos jogadores, até próxima sexta-feira. Apesar de ainda não ter sido anunciado, é provável que nesse período haja um jogo-treino à porta fechada frente a uma equipa dos escalões secundários.
Julen Lopetegui, com cinco reforços já contratados: Com o francês Imbula e o espanhol Alberto Bueno são os reforços mais sonantes, numa lista em que estão também os portugueses André André, Sérgio Oliveira e Danilo. Estes três últimos só se devem apresentar no dia 10, a tempo de seguirem para o primeiro estágio de pré-época, mas à mais jogadores na mesma situação e outros, como Ricardo Quaresma, também Reyes e Herrera, que só amanhã começam a jogar a Gold Cup. Daí que o grupo que começa hoje a trabalhar não seja sequer próximo do definitivo.
De resto, há vários jogadores com situações pendentes. O FC Porto marcou a apresentação de quase todos para hoje, independentemente de o futuro passar pela continuidade ou saída. Kayembe, Mikel ou Otávio, por exemplo, não sabem o que os espera. Esta manhã, as definições ganham novo andamento.
Na próxima sexta-feira fazem-se as malas rumo à Holanda, novamente em direção a Horst, conforme aconteceu no ano passado. É lá que o grupo vai montar o seu quartel-general, tendo dois encontros de preparação na agenda. Depois do jogo com o Duisburgo, a comitiva regressa a Portugal, tendo pela frente mais um período no Olival. No dia 24 de julho parte para a Alemanha. Marienfeld acolhe o grupo para um segundo estágio onde o treinador espanhol vai definir o quadro de jogadores que o vão acompanhar ao longo da época.
Dos jogos particulares que os dragões agendaram para a pré-época saltam desde logo à vista os três duelos com alemães. Depois de enfrentar o Duisburgo, o FC Porto tem testes agendados com o Borussia Mönchengladbach e o Schalke 04. A fechar, a participação na Taça Colónia passará por embates com o Valência e o Stoke City.
Conhece o calendário da Pré-época 2015/16…
O primeiro treino dos azuis e brancos está marcado para as 10:30, no Centro de Estágios do Olival, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.