Na apresentação oficial do FC Porto aos sócios e simpatizantes, o Depor foi a vítima escolhida, dois golos do regressado camaronês, outro de Jesus Corona e mais um de Moussa Marega…
Chegou o dia que todos os adeptos do FC Porto ansiavam. O plantel portista apresenta-se sócios no Dragão e as expectativas criadas pela boa pré-temporada são elevadas. FC Porto apresentou-se sólido no processo defensivo, avassalador no terço mais avançado.
A equipa está tão confiante que já é capaz de colocar 4/5 unidades na área contrária em toda e qualquer jogada. O meio-campo pede a bola aos centrais, privilegia o toque curto e a triangulação em progressão, procura os passes verticais e os pés de um dos dois matulões da frente, Aboubakar e Soares.
Aí chegada, a bola abranda e percebe que não lhe falta companhia. Brahimi, Corona, o omnipresente Óliver, várias linhas de passe e o adversário em desassossego. É um futebol muito mais intenso, muito mais direto ao assunto, capaz de afrontar em avalanches sucessivas a defesa oponente.
Três golos completamente naturais, todos germinados na consequência da pressão alta, asfixiante. Sim, este FC Porto corre mais e corre melhor.
Está tudo perfeito? Não, Sérgio Conceição tem ainda muita coisa para trabalhar para a nova temporada que é longa, pejada de armadilhas e obstáculos. Alem disso e como ele refere, apesar de ter quase os mesmos jogadores da época anterior, o que lhes pede é muito diferente e isso leva o seu tempo.
Sobre o plantel, ao todo, foram apresentados 29 atletas, entre eles Martins Indi, Brahimi, Danilo e Marcano, jogadores com mercado e que têm sido apontados a possíveis saídas.
Num plantel que integra dez jogadores que na época passada estavam cedidos por empréstimo, quase todos mantiveram a numeração que usavam quando vestiam de azul e branco. Martins Indi recuperou o 3, tal como Aboubakar o 9, Marega o 11 e Ricardo o 21. Mikel apostou no 14, Rafa Soares preferiu o 15, Hernâni, que começou por usar a 17, é agora o 7; Sérgio Oliveira escolheu o 27, Reyes o 23. A única cara nova do grupo, o guarda-redes brasileiro Vaná, envergará o dorsal 26.
Veja o plantel completo e a equipa técnica que o vai liderar.
O FC Porto, que ainda um particular com o Gil Vicente, estreia-se no campeonato a 09 de agosto, frente ao Estoril-Praia.