O FC Porto continua a pressionar o Benfica na luta pelo título da I Liga. Os dragões foram a Guimarães derrotar o Vitória por 2-0, num jogo onde Soares confirma que é, de facto, o melhor reforço para este dragão…
Nuno Espírito Santo
O Nuno Espírito Santo chegou ao clube depois duma época desastrosa numa altura em que o plantel estava descrente e desconfiado das suas reais capacidades. Com algumas aquisições esta a conseguir criar um grupo unido e comprometido com o clube, os jogadores acreditassem nas suas capacidades, transformou Marcano num central top, potenciou as enormes qualidades do André Silva e depois de ter estado a 8 pontos do 1º lugar na Liga consegue chegar à 21ª jornada a 1 ponto do líder.
Consegue por a equipa a jogar em múltiplos sistemas em função do adversário que vai defrontar, altera os sistemas frequentemente no decorrer dos próprios jogos e os jogadores correspondem na grande maioria das vezes aquilo que lhes é pedido. O técnico português está a afinar um FC Porto mais pragmático como visitante, já que tem sido por aqui que a maior parte dos pontos tem voado.
Nuno Espírito Santo pediu isso para a segunda volta e até agora tudo certo: dois jogos, seis pontos.
Tiquinho e Alex Telles, uma dupla que promete fazer estragos
Para além de ambos serem brasileiros, há muita coisa que une esta dupla. A maior delas é a sua relação com a manobra ofensiva da equipa que representam.
Tiquinho Soares continua de pé (bem) quente e já subiu ao pódio dos goleadores da I Liga. O único reforço contratado pelos dragões no mercado de inverno marcou o 10.º golo na Liga, igualando Marega no terceiro lugar dos goleadores da prova.
À frente do brasileiro, estão apenas Bas Dost (16 golos) e André Silva (12).
Quanto ao lateral, continua a somar assistências, assumindo também, e cada vez mais, o estatuto de Miguel Layún – o mexicano, aliás, parece contar cada vez menos para Nuno Espírito Santo.
Alex Telles fez o passe para o segundo golo dos dragões em Guimarães, elevando para seis as assistências feitas esta temporada na I Liga. Tal como o companheiro de equipa, também ocupa o terceiro lugar no pódio… dos passes para golo.
Telles é apenas superado por Gelson Martins (8) e Wilson Eduardo (7).
Cinco triunfos consecutivos e novo recorde
Com este triunfo, o FC Porto soma cinco vitórias consecutivas na I Liga, o melhor registo protagonizados pelos dragões na presente época.
Pela primeira vez nesta temporada, o FC Porto conquistou 15 pontos de uma enfiada na Liga NOS. Quer isto dizer que os dragões garantiram em Guimarães o seu 5º triunfo consecutivo, uma regularidade que tinham deixado escapar em Paços de Ferreira, à 16ª jornada.
Antes do empate sem golos na Mata Real, a equipa de Nuno Espírito Santo tinha triunfado perante Sp. Braga (1-0), Feirense (4-0), Marítimo (2-1) e Chaves (2-1), seguindo-se a tal igualdade com os castores. A partir daí seguiram-se vitórias perante Moreirense (3-0), Rio Ave (4-2), Estoril (2-1) e Sporting (2-1), antes da vitoria em Guimarães.
Desta sequência resulta ainda a estreia do FC Porto a vencer duas jornadas consecutivas como visitante. Os dragões vinham a intercalar triunfos com empates, mas, desta feita, venceram em Guimarães e, antes, no Estoril.