Dínamo Kiev-FC Porto, o primeiro jogo na Champions esta temporada, com o FC Porto a consentir um empate nos minutos finais do encontro. Tendo estado em desvantagem no primeiro tempo, os dragões deram a volta ao marcador e estiveram a vencer até ao minuto 88…
O FC Porto iniciou, esta quarta-feira, a edição 2015/16 da Liga dos Campeões, com expetativa elevada, num terreno complicado, os portistas queriam entrar com o pé direito na liga milionária, até porque uma vitória ajudaria a equipa a estar mais motivada para o encontro de domingo, frente ao Benfica. Com uma boa exibição na segunda parte, o FC Porto não conseguiu garantir os primeiros três pontos na prova europeia. Um final dramático rouba vitória portista em jogo em que Aboubakar bisou.
No encontro desta noite, sem Julen Lopetegui no banco por ter ficado a cumprir castigo (referente à expulsão do último jogo na edição anterior da Champions), os Dragões alinharam com o mexicano Herrera, que regressou onze, ele que renovou recentemente com o clube azul e branco. O português André André jogou numa posição mais avançada, ao lado de Aboubakar e Brahimi. Corona ficou no banco de suplentes a fazer companhia a Cristian Tello.
Os ucranianos foram os primeiros a marcar, num contra-ataque a partir da direita, onde surgiu o capitão Gusev, na zona frontal, a atirar por baixo de Iker Casillas. O guarda-redes espanhol tornou no segundo jogador a completar 151 jogos na Liga dos Campeões, depois de Xavi Hernández.
Contudo, três minutos depois, os Dragões mostraram uma grande capacidade de superação e chegaram ao golo, algo que até ao momento tinha sido impossível. Na primeira vez que tocou na bola, numa cabeçada de cima para baixo, Aboubakar faz o empate. Ate ao final da primeira parte, o FC Porto assumiu o jogo, mas os ucranianos tiveram outra boa oportunidade de golo, aqui valeu a intervenção de Casillas.
No segundo tempo, a equipa ucraniana, a jogar em casa e empatados, está agora à espera do erro do FC Porto para atacar depois em profundidade. A equipa técnica do FC Porto percebeu a intenção do Dínamo e Tello entro para o lugar de Herrera. Perante a insistência dos Dragões, o camaronês Aboubakar conseguiu o que tanto procurava, bisando na partida aos 81 minutos.
Com pouco menos de 10 minutos para jogar (tempo regulamentar), a vitória parecia assegurada. Contudo, uma investida final da formação de Kiev, em conjugação com alguma sorte, roubaria os três pontos ao FC Porto. Num livre frontal em que a bola embate na barreira, o esférico sobra para Buyalskyy, que perante a indecisão de Casillas (reclamava fora-de-jogo) repõe a igualdade no marcador.
No final, apesar de algo injusto devido à recuperação portista, o resultado acaba por ajustar-se ao que se viu em campo, se bem que os portistas tenham parecido quase sempre aptos a controlar o seu adversário.
Aboubakar volta a ser herói ao apontar dois tentos, apesar do empate no final dos 90 minutos. FC Porto começa assim, com um empate de sabor amargo, a sua caminhada na Liga dos Campeões. Na próxima jornada recebe o Chelsea.
Dínamo Kiev-FC Porto, 2-2
Em desenvolvimento…