Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto com mais de 70 atividades


A cidade do Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos, no próximo dia 25 de março, com mais de 70 atividades ao longo de 12 horas…

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala no próximo dia 25 de março, a cidade do Porto vai propor mais de 70 atividades, a maioria com acesso livre, pensadas para diferentes públicos e dispersas por vários locais. A efeméride ganha em 2017 um destaque ainda maior, uma vez que se cumprem 20 anos desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade.

Em resposta ao convite lançado pela Câmara do Porto, mais de três dezenas de entidades da cidade associaram-se ao evento e vão abrir as portas dos seus espaços para acolher as mais diversas iniciativas. Os visitantes, nacionais e estrangeiros, em grupo ou individualmente, poderão assim conhecer ou redescobrir as singularidades do coração da Invicta, que assim não só se festeja como também se valoriza e protege.

O programa, que se vai estender por cerca de 12 horas, resulta do contributo de uma rede de entidades, públicas e privadas, sediadas no Centro Histórico, mas também da própria Câmara do Porto e da empresa municipal PortoLazer, que dinamizará o programa de animação de rua.

Ao longo deste dia, o público é convidado a percorrer espaços menos conhecidos da zona histórica, a visitar monumentos e museus, mas também a participar em viagens teatrais e oficinas de ilustração, a explorar instalações artísticas ou a assistir a espetáculos de música, circo e performance.

No dia em que a Câmara Municipal inaugura uma exposição de homenagem ao escritor Raúl Brandão, a Casa Museu Guerra Junqueiro acolhe, ao final da tarde, mais uma sessão do ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana, numa conversa em torno de um guião de cinema autografado por uma das maiores estrelas do cinema europeu.

Este ano, e para além do extenso programa diurno, a jornada continuará pela noite dentro. Assim que o sol se puser, o projeto Alumia junta-se a esta celebração e apresenta o seu segundo roteiro de luz, convocando o público para um passeio guiado noturno que parte do Largo dos Lóios e termina no Passeio das Virtudes. Apesar de gratuitas, as visitas guiadas requerem inscrição prévia para o email: alumiaservicoeducativo@gmail.com.

Veja aqui o programa completo do Dia Nacional dos Centros Históricos.