Há vários mitos que assumimos ser reais quando estamos a fazer dieta para perder peso. Conheça alguns exemplos e evite desculpas para ser mais saudável…
A balança não mente mas, durante uma dieta, é habitual justificar deslizes com desculpas que muitas vezes não têm fundamento. A revista Health compilou alguns exemplos de mentiras que contamos a nós mesmos durante uma dieta:
1. A comida saudável é cara. Comprar produtos frescos sai mais barato do que comprar comida processada ou pré-preparada. Compre produtos locais, na época própria (para saber qual é pode consultar aqui um calendário da DECO) e aproveite as promoções para comprar a mais e congelar.
2. Não gosto do sabor da comida saudável. Deve comer algo 10 vezes antes de garantir com absoluta certeza de que não gosta. Experimente ir juntando pequenas porções de legumes de que pensa não gostar a pratos de que gosta.
3. As minhas calças encolheram durante a lavagem. Isto pode acontecer com alguns tecidos delicados, mas é raro.
4. Hoje fiz exercício, por isso mereço este gelado. O exercício físico não elimina todos os malefícios de uma dieta altamente rica em açúcares, gorduras e calorias. O mesmo se pode dizer de quem ‘salta’ a dieta durante o fim de semana, só porque foi cumpridor durante a semana.
5. Os meus pais são obesos, por isso nunca vou ser magro. Alguns estudos atribuem um fator genético à obesidade mas a verdade é que o facto de os membros de uma família partilharem o mesmo peso é porque partilham os mesmos hábitos alimentares.
6. Saltei o pequeno-almoço, por isso posso comer grande um almoço. Nunca é de mais repetir que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Além disso saltar uma refeição fá-lo-á ter mais fome na próxima. Coma menos quantidades, mas com mais frequência.
7. Não consigo perder peso porque tenho sempre fome. Comer alimentos ricos em hidratos de carbono e pobres em proteínas podem fazer com que se sinta com fome mais depressa. O stress e uma má hidratação também podem contribuir para que sinta sempre a barriga a dar horas.
8. O vinho é saudável, posso beber mais um copo. As bebidas alcoólicas, mesmo o vinho, são calóricas. O segredo está na moderação: um copo por dia para as mulheres, dois copos para os homens.
9. Não consigo perder peso porque tenho filhos. Habitue desde cedo os seus filhos a comer fruta e legumes e, ainda que tenha menos tempo disponível, dê o exemplo com refeições caseiras e saudáveis. Caso queira ‘mimar’ as crianças com um doce, deixe-o só para elas.
10. Sinto-me bonita com o meu peso. É importante sentirmo-nos bem com o nosso corpo, mas manter uma dieta e praticar exercício físico regular não deve ser objetivo apenas de quem procura perder peso. Um estilo de vida saudável ajuda-o a manter-se longe de inúmeras doenças.