A famosa nutricionista norte-americana Adelle Davis já dizia que «Comer o pequeno-almoço como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo». Mas será que deve ser assim?…
Então pergunta-se, deve o pequeno-almoço ser a refeição mais pesada do dia? Muitos estudos científicos apontam para sim, pois defendem que as pessoas que comem grande parte das calorias de manhã tendem a perder peso com mais facilidade.
Mas será esta a única razão para apostar num pequeno-almoço reforçado? Segundo o site «About» a ciência comprovou ainda que as refeições mais tardia, e os jantares mais pesados, estão associadas à diminuição da tolerância à glicose, situação que, a longo prazo, proporciona o aparecimento de pré-Diabetes e Diabetes.
De acordo com a publicação, que se focou em estudos divulgados desde 2013 em revistas como International Journal of Obesity, tomar um pequeno-almoço reforçado por, de facto, ajudar a perder ou a manter o peso, sendo um hábito aliado ao combate da obesidade.
Contudo, todos os estudos em que se basearam referiam-se à dieta mediterrânia, sendo importante ter consciência dos alimentos escolhidos na hora de preparar as primeiras refeições do dia, que devem acontecer da parte da manhã.