Cozinhar para os outros faz bem. Palavra de especialistas


Seja para fazer um bolo, alguns petiscos, um jantar mais ou menos elaborado ou uma sobremesa com receita familiar, todos os motivos são bons para cozinhar, especialmente se o fizer para os outros…

Além de ser a melhor forma de conquistar alguém pela barriga, cozinhar para os outros pode mesmo trazer alguns benefícios, especialmente no que diz respeito à criatividade.

Donna Pincus, professora de Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Boston, contou ao “Huffington Post” que preparar iguarias que possam ir ao forno, como bolos, biscoitos e pães, ajuda as pessoas a “expressarem a sua criatividade“, um fator fortemente associado ao “bem-estar geral“.

Mas não só, a especialista diz que cozinhar promove ainda “alívio do stress“, sendo, por isso, uma técnica bastante válida na hora de procurar uma forma de conseguir manter a calma ou abstrair a mente de todos os problemas.

Também a psicóloga Susan Whitbourne, defende que cozinhar para os outros é uma das melhores formas das pessoas “conseguirem comunicar os seus sentimentos, muitas vezes recorrendo a receitas de família e que trazem boas memórias“.

A culinária é mesmo uma forma de terapia, e para que não restem dúvidas disso a terapeuta Julie Ohana esclarece que “em muitas culturas, em muitos países, a comida é mesmo uma expressão de amor, e é realmente bonito porque é algo com que as pessoas se relacionam“.

Então, se não tem planos para o fim de semana? Então aproveite e dê uma vista de olhos neste site, escolha uma receita, convide os amigos ou familiares para uma refeição em sua casa e beneficie do tempo que vai passar na cozinha.