No próximo domingo, 18 de junho, milhares de pessoas vão juntar-se na marginal do Porto para participar na 18ª edição da Corrida de São João do Porto Santander Totta, uma das provas de atletismo mais populares da cidade…
A iniciativa apresenta duas provas: uma corrida de 15 km, que junta profissionais e amadores, e uma caminhada de 8 km sem fins competitivos. A novidade este ano é a alteração dos percursos, que têm partida e chegada no Jardim do Calém.
De entre os atletas de elite anunciados, Sara Moreira, atleta do Sporting C. P. e recentemente medalhada de ouro nos 10.000 metros na Taça da Europa, será o grande cartaz da corrida e tentará repetir o seu triunfo na Corrida de São João, proeza que, no sector feminino, só foi conseguida, entre portuguesas, por Helena Sampaio.
A rivalizar com a fundista do Sporting C. P. estará Catarina Ribeiro, que volta ao Porto depois de ter conseguido na Invicta, em novembro passado, mínimos para os Mundiais de atletismo na maratona e depois de ter ganho a Sara Moreira, precisamente, há duas semanas, na Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Outra atleta com mínimos para a maratona dos Mundiais, Doroteia Peixoto, fecha o trio de elite que poderá dominar o pódio, sendo a outra maior candidata a lá tentar entrar, Inês Monteiro.
No lado masculino, o excelente maratonista olímpico brasileiro Paulo de Paula – oitavo em Londres 2012, 15º no Rio 2016 – vai procurar manter o lugar mais alto do pódio em mãos sul- americanas, depois do seu compatriota Ederson Pereira ter triunfado o ano passado. Para isso terá que bater forte concorrência portuguesa, encabeçada por Rui Pedro Silva, que procura regressar à melhor condição após um prolongado período marcado pelas lesões e que terá ainda um olho posto na possibilidade de chegar a um inédito quarto triunfo na competição.
Daniel Pinheiro, que vem de uma sucessão de triunfos em provas da Runporto, lá estará também, tal como José Moreira, Nuno Lopes, Hélder Santos, Vítor Oliveira e Miguel Ribeiro, entre outros, o que permite fazer crer que apesar da presença de Paulo de Paula o triunfo final masculino poderá bem voltar a ser português.
Organizada pela Runporto, em parceria com a Câmara do Porto, a Corrida de São João faz já parte das tradições das festas da cidade e, para além da competição mais intensa, proporciona momentos de convívio e diversão, ao som dos martelinhos sanjoaninos.