A 5.ª edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais vai decorrer pela primeira vez em três cidades portuguesas, Portimão, Lisboa e Porto, entre 28 de outubro e 04 de novembro…
A extensão geográfica é uma das grandes novidades desta edição, visto que nos anos anteriores este concurso apenas se realizava na cidade de Lisboa, segundo a organização. Este ano a organização quis uma “descentralização do concurso (…) e isso faz todo o sentido porque o concurso é nacional”, reforça o membro da organização Bruno Aquino.
A prova de degustação tem início no dia 28 de outubro, em Portimão, e nos dois seguintes em Lisboa, terminando o concurso com a atribuição dos prémios na cidade do Porto, a 04 de novembro.
Para a organização, a prova cresceu para quatro dias, mais um do que no ano passado, “porque a perspetiva do número de concorrentes é maior”, sendo que “este ano preveem-se 100 cervejas em concurso”..
As marcas de cervejas artesanais ‘2 corvos’, ‘Maldita’ e ‘Dos’diabos’ associaram-se ao concurso e vão reproduzir as cervejas vencedoras nas categorias ‘Lager’, ‘Ale’ e ‘Taça Beer Judge Certification Program (BJCP)’, anunciou a organização.
As inscrições para o V Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais decorrem até ao dia 21 de Outubro no site Cerveja Magazine que, a par da Loja da Cerveja Caseira, colabora, nesta edição, na organização do Concurso. Podem concorrer cervejeiros caseiros ou pequenos produtores artesanais (produção inferior a 150 litros mensais por estilo), com cervejas originais, num total de três. Os resultados são anunciados no último dia do evento, 4 de Novembro, , no Catraio (Porto) e no Fórum Cervejas do Mundo.
O principal objetivo é divulgar a cultura cervejeira e incentivar as pessoas a explorar este “hobby”, para que possam começar a comercializar.
Os cidadãos podem assistir a esta prova e, caso sobrem algumas cervejas, a organização poderá oferecê-las às pessoas que estiverem a assistir ao evento.