Se acha que o seu município é mesmo o melhor lugar de Portugal para se viver, saiba que pode passar a sê-lo oficialmente. Basta para isso concorrer ao Concurso Melhores Municípios para Viver (M2V)…
As candidaturas estão a decorrer e estão abertas até ao dia 31 de março. Trata-se de um concurso a nível nacional, organizado pelo INTEC (Instituto de Tecnologia Comportamental) que dá a conhecer projetos que promovem e fomentam a qualidade de vida nos municípios portugueses. A edição deste ano, explica a organização em comunicado, visa premiar a criação e implementação de projectos municipais que procurem aumentar a qualidade de vida da população em três níveis distintos: o social, o ambiental e o económico.
Detalhadamente, saiba que indicadores como a saúde, a felicidade, a diversidade e a tolerância, o ensino e a formação, o ambiente, a economia e o emprego, a identidade, cultura e lazer, a acessibilidade e os transportes, o urbanismo e habitação vão ser tidos em consideração pelo júri do concurso (o professor Doutor José Manuel Palma, da Universidade de Lisboa, o consultor Carlos Seixas da Fonseca, e Francisco Ferreira da associação ZERO).
Os municípios poderão submeter vários projectos por cada área temática, de acordo com o regulamento do concurso aprovado. A participação no concurso tem um custo de 1.400 (mil e quatrocentos euros), mais IVA por cada projeto submetido, sendo que se for submetido mais do que um projecto, o custo de cada um passa a ser de 1.200 (mil e duzentos euros), mais IVA.
A candidatura deverá ser submetida através do endereço intec.org@gmail.com. Os municípios vencedores de cada categoria serão conhecidos em junho, em Lisboa.